O Mundo Imaginário do Doutor Parnassus
Rating
Total
Comum. Está aí um adjetivo que não pode ser dado a O Mundo Imaginário do Doutor Parnassus. A avaliação sobre o filme pode ser boa ou ruim, mas jamais “comum”. Na minha, é boa.
Vamos aos fatos: foi o último filme de Heath Ledger, tem quatro dos mais famosos atores interpretando o mesmo personagem (Johnny Depp, Jude Law e Colin Farrell, além de Ledger) e é uma fantasia escrita especificamente para o cinema, sem qualquer livro anterior. Tudo isso no caldeirão criativo de Terry Gilliam, que escreveu e dirigiu. No mínimo é algo incomum.
Gilliam, o único americano a fazer parte do grupo inglês Monty Python, tem um currículo de filmes estranhos – e, no caso dele, isso é bom. Fez, entre outros, Os Irmãos Grimm, Os 12 Macacos, Contra-Ponto e Brazil, este que, confesso, ainda não vi.
Com O Mundo Imaginário do Doutor Parnassus ele se solta ainda mais, apostando em um visual colorido, até infantil, de imaginação. Ledger interpreta Tony, um sujeito de lábia incrível, que se junta ao grupo de saltimbancos comandados por Parnassus. Além dos dois, há Valentina (a filha de Parnassus, no cartaz, interpretada pela linda Lily Cole), Anton e o anão Percy. Ah, claro, acompanhando a trupe está Nick, o diabo. Ele chega para cobrar de Parnassus a posse de Valentina, pagamento de uma aposta feita há quase 16 anos. E ainda há, no estranho caminhão que carrega o grupo, uma entrada para o tal mundo imaginário de Parnassus.
O diretor e escritor Gilliam quase teve de fechar as portas da produção com a morte de Ledger no meio das filmagens. Aí entraram Johnny Depp, Jude Law e Colin Farrel, que se ofereceram para terminar o papel que o australiano interpretava. As cenas em que os três atores aparecem se passam dentro mundo imaginário de Parnassus. Lá pode-se ser quem quiser. E por isso a mudança de atores veste como uma luva.
Sou fã deste tipo de filme. Quem também gosta, corra e veja.
O Mundo Imaginário do Doutor Parnassus / The Imaginarium of Dr. Parnassus
CLASSIFICAÇÃO: VALE O INGRESSO
Ficha técnica:
Direção: Terry Gilliam
Roteiro: Terry Gilliam
Elenco: Heath Ledger, Johnny Depp, Jude Law, Colin Farrell, Lily Cole, Verne Troyer, Andrew Garfield, Tom Waits e Christopher Plummer
Duração: 122 min.
Gênero: Fantasia / Aventura
Viram só? Mais um acerto meu…rs
Acabei de ver. Muito bom mesmo!
Amei o filme. Realmente, Johnny Depp, Jude Law, Colin Farrell e Heath Ledger no mesmo filme é muita emoção. Gosto do Heath Ledger, mas é impressionante o Depp, parece que ele combina com todo papel que pega, está sempre muito bem.
Achei o filme lindo e bom. Bem mágico mesmo. Acho a modelo Lily Cole linda demais!
rs. É a única oportunidade de vê-los todos juntos.
Meldels, Ledger, Jude Law, Johnny Deep NO MESMO FILME…correndo alugar!
Ah, isso é pq vc não sabe a velocidade média de vôo da andorinha… 😉
Marcelo, eu já ODEIO Monty Python…
é um dos melhores trabalhos do Gilliam, junto com Medo e Delírio e As Aventuras do Barão de Munchausen (desconte os do Python, estão em outra categoria)
e o Christopher Plummer ruleia!
Pra mim, o melhor do filme ainda é a cara meio distante, meio louca do Dr. Parnassus. Ele é uma incógnita. A gente não sabe se ele é bom ou mal. O filme acaba e continua a dúvida. Só não cabe espaço para duvidar que é um bom filme. E a saída para morte de Ledger foi muito boa. Parece até coisa pensada.