O Poderoso Chefão – Parte III
Rating
Total
Al Pacino está lá. Diane Keaton e Talia Shire também, junto a alguns secundários remanescentes dos filmes anteriores. Mas Al Pacino está lá! O espetacular ator sustenta a terceira parte de O Poderoso Chefão, 26 anos após a segunda ter sido lançada. Uma falta é sentida: Robert Duvall não dá as caras como o “irmão” dos Corleone (dizem que por ter pedido cachê lá em cima). Ele faz muita falta.
É evidente que o desfecho da trilogia de maior sucesso do cinema de gângsteres não é tão bom quanto os dois filmes iniciais. Mas a comparação é injusta. O Poderoso Chefão – Parte III é melhor que muito filme sobre a máfia, especialmente pelo elenco.
O diretor Francis Ford Coppola não precisava ter colocado sua filha Sofia, então com 19 anos, em um papel-chave na trama. Ela interpreta mal Maria, a herdeira de Michael Corleone, o ainda chefe da máfia em Nevada, agora tentando legalizar seu trabalho.
Pacino é Michael. Segura com unhas e dentes o papel. Tem o apoio de Andy Garcia, como um sobrinho, filho de seu irmão mais velho, Sonny. Gostei dele. E as boas atuações param por aí. Não é pouco, pois Pacino e Garcia seguram bem a onda.
A história é sobre uma guerra de poder, com Michael tomando um golpe da igreja católica e tendo de sobreviver à guerra com Joey Zasa (Joe Mantegna), o agora chefe do crime de Nova York.
Lançado em 1990, o filme é vivido em 1979. Teve sete indicações ao Oscar, incluindo Filme, Roteiro, Ator (Pacino) e Ator Coadjuvante (Garcia). Perdeu todas.
Há inúmeras referências aos dois filmes iniciais. Mais do que isso: a fórmula é a mesma.EM time que está ganhando não se mexe…
A tradicional festa no início de cada longa se repete: se no primeiro houve o casamento de Connie Corleone (Talia Shire) e no segundo o batizado de Anthony Coerleone (filho de Michael), agora há uma premiação pelos nobres trabalhos de Michael. Irônico, claro.
Falta ao longa uma razão. Trata-se do envelhecimento de Michael, da perda de poder dos Corleone. A família não mais está unida. Mas e daí? As cenas impactantes continuam, e o ápice é Michael se confessando com o bispo que se tornaria o papa João Paulo Primeiro. É boa a ligação da história com a igreja católica, mas perde-se um tanto do foco na família criminosa.
Assistir a O Poderoso Chefão 3 é obrigatório para quem gostou da série. Quem não viu os anteriores irá se perder. Mas, no fim, é um filme que vale o ingresso.
Confira os comentários sobre O Poderoso Chefão e O Poderoso Chefão – Parte II
O Poderoso Chefão – Parte III / The Godfather – Part III
CLASSIFICAÇÃO: VALE O INGRESSO
Ficha técnica:
Direção: Francis Ford Coppola
Roteiro: Francis Ford Coppola e Mario Puzo
Ano: 1990
Gênero: Policial
Elenco: Al Pacino, Diane Keaton, Andy Garcia, Talia Shire, Sofia Coppola, Eli Wallach, Joe Mantegna, George Hamilton e Bridget Fonda