O Primeiro que Disse
Rating
Total
Filme italiano é uma beleza. Raros são os casos de obras ruins. Ok, a maioria tem o mesmo formato, de comilança, alegria e ode ou crítica à família. Mas não só isso. Este O Primeiro que Disse é a prova de que há muito mais.
Em resumo, o filme é sobre o “dia d” de Tomasso (Riccardo Scamarcio, galã em ascensão que já chegou a ser apelidado de novo Marcello Mastroianni, um sósia do Dhomini, aquele vencedor do Big Brother Brasil), quando ele decide “confessar” à família sua homossexualidade. Antes do anúncio, o aspirante a escritor conta o segredo para seu irmão Antônio. E não é que Antônio “fura” Tomasso e se diz gay para a família?
Pode parecer uma comédia pastelão… mas está longe disso. Diferentemente do gênero estampado no DVD, o filme é sério, mesmo que com toques de comédia. Com seu segredo mais enterrado do que antes, Tomasso se vê na posição de assumir o cargo do irmão, expulso de casa, na fábrica de massas da família, apesar de sua aptidão zero aos negócios. Ainda precisa equilibrar a relação entre os parentes, que começam a escancarar seus segredos e esquisitices – especialmente a mãe e o pai, retrógrados. O pai, derrubado por um ataque cardíaco, é o típico carcamano, inconformado e homofóbico, com medo do que “a cidade vai pensar”.
Ainda há a nova sócia da família na fábrica, interpretada por Nicole Grimaudo, uma linda mulher que se apaixona por Tomasso, mesmo sabendo que ele é gay. As melhores partes de comédia surgem lá para o fim, quando os amigos de Tomasso, incluindo seu namorado, chegam à casa dele e dos pais. Os quatro tentam disfarçar a homossexualidade, missão impossível para eles.
Essa mistura de comédia e seriedade é ótima, pois deixa o filme leve, mesmo com um assunto “pesado”: a homofobia. Ponto para Ferzan Ozpetek, que dirigiu e, com Ivan Cotroneo, roteirizou o longa-metragem.
Importante: todo a trama é entremeada pela história da avó de Tomasso, interpretada por Ilaria Occhini. Sábia e calma, ela aos poucos desnuda um segredo ocorrido no dia de seu casamento. É ela quem resolve o imbróglio, de modo definitivo e magistral, em uma passagem final de arrepiar.
O Primeiro que Disse / Mine Vaganti
CLASSIFICAÇÃO: DUCA
Ficha técnica:
Direção: Ferzan Ozpetek
Gênero: Algo que varia entre a comédia e o drama
Roteiro: Ivan Cotroneo e Ferzan Ozpetek
Elenco: Riccardo Scamarcio, Nicole Grimaudo, Alessandro Preziosi, Ennio Fantastichini
Duração: 110 min.
Ano: 2010
É igual, Renata, pode acreditar. No pôster o cara está mais bonito que no filme. Assista, você vai concordar comigo. Está certo que o Dhomini é mais gordinho. Mas o rosto é igual.
Gente, Danilo não pode estar falando que este cara do pôster, bonitão, é igual ao Dhomini…