O Segredo de Beethoven
Rating
Total
Compositor mais célebre da música clássica (ou talvez “da música”), Ludwig van Beethoven enfrenta sérios problemas de audição em 1824, ano em que O Segredo de Beethoven é ambientado. Com seu auxiliar doente, o músico (diferentemente da idéia geral, um quase surdo, mas não totalmente surdo) recebe Anna Holtz, que aos 23 anos realiza o sonho de se tornar sua copista (quem copia partituras).
Ousada e talentosa, Anna sofre nas mãos do temperamental e metódico Beethoven. Mas, aos poucos, conquista a confiança dele e passa a ajuda-lo – mais do que esperava.
O filme, de 2006, é bem legal e tem seu auge na apresentação da Nona Sinfonia, muito bem editada para caber em 12 minutos. Pode parecer muito, mas com uma música dessas o tempo passa bem rápido. São minutos e mais minutos de êxtase.
Ed Harris, com muito cabelo (vide o cartaz do filme), interpreta de maneira soberba Beethoven. Diane Krueger também manda muito bem como Anna Holtz. Aliás, Anna é fictícia. A diretora Agnieszka Holland decidiu colocá-la no filme para que o público soubesse de maneira mais clara as angústias de Beethoven em seu fim de vida.
Quem gosta de música clássica vai apreciar bastante o filme. E quem não gosta vai passar a gostar, pelo menos um pouco. Acredite, você já ouviu Beethoven muitas vezes.
O Segredo de Beethoven / Copying Beethoven
CLASSIFICAÇÃO: ATÉ VALE O INGRESSO
Ficha técnica
Direção: Agnieszka Holland
Elenco: Ed Harris, Diane Kruger, Ralph Riach, Bill Stewart e Angus Barnett
Duração: 104 min.
Gênero: Drama
Roteiro: Stephen J. Rivele e Christopher Wilkinson
Produção: Sidney Kimmel, Stephen J. Rivele, Michael Taylor e Christopher Wilkinson
LEGAL!!!