O Substituto

O Substituto

Rating

5 out of 5
Pare tudo e vá ver!

Total

5
5 out of 5

“Levei 17 anos e meio para me tornar um sucesso da noite para o dia”. A frase é de Adrien Brody, após se tornar o mais jovem a ganhar o Oscar de Melhor Ator, em 2002, por seu papel em O Pianista. Nada mais verdadeiro para um ator que já havia atuado em duas dezenas de filmes, mas que de uma hora para outra apareceu como o melhor do mundo. Da mesma forma que subiu, Adrien desceu. De lá para cá ele fez ótimo filmes (A Vila e Meia Noite em Paris) e blockbusters (King Kong), além de porcarias (Camisa de Força), mas jamais voltou ao patamar de 2002.

Agora O Substituto vem para redimir sua carreira. Que filme ótimo! Trata-se de uma crônica de três semanas nas vidas de professores do ensino médio de uma escola nos Estados Unidos. Henry Barthes (Brody) é um professor temporário, que não quer mudar de situação. De jeito nenhum ele pensa em ter uma classe durante todo o ano. Não quer qualquer vínculo. Mas sua vida vai mudar sutilmente, pouco a pouco, quando três mulheres entram em seu dia a dia.

O título original expõe o clima do filme e dos personagens (pena que a tradução é, como quase sempre, ridícula). A palavra inglesa “detachment” pode ser traduzida como “desapego” ou “distanciamento”, mas também “indiferença”. Isso é o que o filme retrata.

Depoimentos de professores reais logo surgem no longa. E daí para o fim é uma depressão total. A sociedade é podre. A frase que resume o sentimento de Henry Barthes é: “deveria haver um pré-requisito para ser pai”.

Em meio às cenas, desenhos ilustram as passagens. É a sociedade refletida em uma escola, em uma crítica, claro. São, como diz o protagonista, pessoas “à deriva em um mar sem boia, nem salva-vidas, quando você achou que seria você quem jogaria a boia”.

Brody mostra que continua em forma. O filme é todo centrado nele, mas mesmo os coadjuvantes mandam bem. Até Lucy Liu tem boa participação. Tony Kaye, que estreou como diretor de cinema em Uma História Americana, sensacional drama sobre racismo protagonizado por Edward Norton e Edward Furlong, comanda super bem a direção deste.

Para educadores o filme é essencial. Mas não só. Questionador, provocativo, O Substituto impacta qualquer um.



O Substituto / Detachment 


CLASSIFICAÇÃO: PARE TUDO E VÁ VER! 


Ficha técnica: 
Ano: 2011
Diretor: Tony Kaye
Roteiro: Carl Lund
Elenco: Adrien Brody, Christina Hendricks, James Caan, Lucy Liu, Marcia Gay Harden, Bryan Cranston e William Petersen
Gênero: Drama

Categorias: Drama
Tags: O Substituto

Sobre o Autor

Escreva um Comentário

Seu endereço de e-mail não será divulgado.
Campos obrigatórios*