Operação Valquíria
Rating
Total
Em plena 2ª Guerra Mundial, um grupo de alemães descontentes com o rumo que Hitler dá para a Alemanha decidem planejar um atentado contra a vida do Führer. Liderados pelo coronel Claus von Stauffenberg (Tom Cruise), um militar experiente e com ferimentos de guerra, a ideia do grupo é tomar o poder do chanceler e negociar a rendição aos aliados, além de instituir um novo Conselho para dirigir o país.
Para tanto, o grupo vai recrutando outros militares e pessoas dentro do governo que também queiram ver Hitler morto. A história gira sobre a preparação para o dia em que este atentado será feito e de que maneira ele deve acontecer.
Bom, as minhas impressões foram:
1) Não é um filme sobre a guerra em si, nem sobre as pessoas que sofreram com ela, holocausto e tudo o mais. É sobre a coragem de um homem (e dos demais que se juntaram a ele) a tentar livrar a Alemanha do ditador.
2) Achei bem parecido (pelas fotos e vídeos conhecidos) o Hitler interpretado aqui por David Bamber com o real, apesar dele aparecer pouco. Aliás, o cuidado com o uso de figurinos e carros de época fica evidente, a reconstituição histórica é ótima.
3) Me confundo com os nomes alemães e tinha uma hora que eu já não sabia de quem eles estavam falando e qual oficial era a favor e qual era contra.
4) Por já saber que este atentado não deu certo (porque, né, Hitler suicidou-se depois) dá uma sensação esquisita, por mais que você torça pelo mocinho o final não irá ser diferente.
A obra vale como informação de que não era só o restante do mundo que estava horrorizado com as ações de Hitler, mas que dentro da própria Alemanha tinha gente para quem o bem do país era maior do que o medo de ser executado. No total, como informa o filme, foram 15 atentados contra o ditador. Pena que nenhum deu certo.
CLASSIFICAÇÃO: VALE O INGRESSO
Título original: Valkyrie
Lançamento: 2008 (Alemanha, EUA)
Direção: Bryan Singer
Elenco: Tom Cruise, Kenneth Branagh, Bill Nighy, Tom Wilkinson.
Duração: 121 min.
Gênero: Drama
Putz, o plano do disco girando é muito bom, mas tirando isso, o filme não agregou muito. O fato da gente saber de antemao q Hitler não morreu num atentado e o diretor insistir em fazer suspense em cima disso me desagradou bastante
Eu gostei bastante. E olha que não estava muito otimista. Adoro quando aprendo com filmes. E com este foi assim.