Se Meu Apartamento Falasse
Rating
Total
Se Meu Apartamento Falasse é um clássico do cinema que faltava na minha lista de assistidos. Não mais. Ainda bem, porque é bem interessante!
Ganhador de cinco categorias no Oscar de 1961 (Filme, Diretor, Roteiro Original, Direção de Arte em Preto e Branco e Edição), com indicações em mais cinco, o filme relata a saga de um homem solteiro – C.C. Baxter – que, querendo subir na Consolidated Life, uma das maiores seguradoras dos Estados Unidos, resolve emprestar seu apartamento para que executivos casados tenham encontros amorosos. A situação foge do controle quando o chefe do RH decide entrar na jogada. Baxter ascende na carreira… mas é válido subir assim?
A direção e o roteiro são Billy Wilder (o texto é também de I.A.L. Diamond), que colecionou sete estatuetas do Oscar, com filmes como Crepúsculo dos Deuses e Farrapo Humano. É muito interessante como o espectador, mesmo 50 anos depois do lançamento, fica preso à história. A obra se ampara nos diálogos super bem elaborados.
O que começa como uma comédia com um personagem principal de ética duvidosa, passa a ser um drama. A dicotomia entre mocinhos e vilões desaparece com o tempo. Todos os personagens têm falhas, pontuais ou não.
Jack Lemmon interpreta Baxter e Shirley MacLaine faz o papel de a ascensorista Fran Kubelik, que lá pelas tantas complica a vida do protagonista. As duas lendas do cinema mandam super bem.
Um clássico que não ficou datado. Vale ser visto ontem e hoje.
_____________________________________________________________________________
Se Meu Apartamento Falasse / The Apartment
CLASSIFICAÇÃO: DUCA
Ficha técnica:
Ano: 1960
Direção: Billy Wilder
Roteiro: Billy Wilder e I.A.L. Diamond
Gênero: Comédia
Duração: 125 min.
Elenco: Jack Lemmon, Shirley MacLaine, Fred MacMurray e Ray Walston