Snowden – Herói ou Traidor?
Rating
Total
Está vendo a dúvida no título de “Snowden – Herói ou Traidor?”? Não existe. O filme de Oliver Stone trata como herói Edward Snowden, o ex-agente da CIA que denunciou um polêmico esquema de vigilância mundial por parte do governo dos Estados Unidos.
A ode a Snowden se estende aos Estados Unidos, país que, segundo o longa, preza a liberdade, a democracia… mas neste ponto há também críticas. O governo de Barack Obama, por exemplo, é contestado por manter a questionável política de espionagem da era Bush. E lembra, evidentemente, que a espionagem global ocorreu sob a gestão Obama.
Se Stone força a mão ou não, pode-se discutir. Mas o filme é bom. O diretor filma de uma maneira dinâmica, não linear, unindo o momento em que Snowden entrou para a agência à entrevista dada ao The Guardian, estopim do caso, documentado pela diretora Laura Poitras (material que vira a se tornar justamente “Cidadãoquatro”).
Se começa bem, o longa também termina bem. O final é dos melhores. Sua parte do meio é um tanto sem empolgação. Mas no geral mantém a atenção do espectador.
Joseph Gordon-Levitt é sempre competente, mais uma vez agora na pele de Snowden.
A dúvida que fica é se a história realmente é essa, já que se mostra muito pró-Snowden. Mas Stone é competente em dizer que sim.
Snowden –Herói ou Traidor? / Snowden
CLASSIFICAÇÃO: DUCA
Ficha técnica:
Ano: 2016
Duração: 135 min.
Direção: Oliver Stone
Elenco: Joseph Gordon-Levitt, Shailene Woodley, Melissa Leo e Zachary Quinto
Gênero: Suspense