Star Wars – Guerra nas Estrelas – Episódio VIII – Os Últimos Jedi
Rating
Total
Star Wars – Os Últimos Jedi é muito bom. Mas não é o melhor. E, acredito, é pior que o anterior O Despertar da Força.
O filme é muito bom porque é difícil um Star Wars ser ruim. A história continua boa, a base da luta do bem contra o mal também. E os personagens, ah, são cativantes. Há ainda muita, muita mesmo!, ação. A todo momento há um tiro aqui, uma briga acolá, uma nave destruída ali.
Porém, o longa abusa do que faz sucesso. É uma ode aos personagens antigos, e passa um pouco do ponto. A bola pra frente já estava rolando desde O Despertar da Força, mas este segundo filme da nova trilogia se apega bastante ao passado. A discussão toda, aliás, é sobre matar ou não o que é velho. Kylo Ren, neto de Darth Vader (filho da Princesa Leia com Han Solo), quer apagar o passado e recomeçar uma história de poder. E tenta convencer Rey, a nova Jedi, a acompanha-lo.
Enquanto isso, histórias paralelas seguram a atenção do espectador. É ótimo. Mas sempre com o passado como base.
Adoro Mestre Yoda. Mas até ele surge no filme! É golpe baixo para cativar os fãs. Dá-se um jeito de ele voltar – e não comentarei mais para não crescer o spoiler.
Um problema adicional é a falta de explicação sobre partes importantes. Quem, afinal, é Snode, o chefe de Kylo Ren? Nada de resposta.
Adorei o personagem de Benício Del Toro, DJ, um especialista em resolver senhas. É misterioso e deve dar o que falar no futuro.
O fim é bacana, especialmente por não ser clichê. A homenagem a Carrie Fisher, Leia, é singela.
Claro que vale assistir, disso não há dúvida. Mas…
Star Wars / Guerra nas Estrelas – Episódio VIII – Os Últimos Jedi
CLASSIFICAÇÃO: DUCA
Ficha técnica:
Direção: Rian Johnson
Ano: 2017
Duração: 152 min.
Elenco: Daisy Ridley, John Boyega, Oscar Isaac, Mark Hamill, Carrie Fisher, Adam Driver, Kelly Marie Tran, Andy Serkis, Laura Dern, Benício Del Toro e Lupita Nyong’o
Gênero: Ficção