Rating
Total
Não é a primeira vez, nem será a última. Um elenco de estrelas – Aaron Eckhart, Toni Collette e Maria Bello – e um filme bem ruim. Tabu.
A sinopse indicava uma mistura de Beleza Americana com Lolita. Nossa, que erro! Longe dos dois! A história é sobre o assédio sexual a uma adolescente de 13 anos (Summer Bishil, competente). Ela dá bola pro vizinho adulto (Aaron Eckhart, comum). Mas, claro, nem por isso ele é menos culpado.
Filme bom sobre o tema é Confiar. Mostra como violência sexual não precisa ser agressiva, brutal ou selvagem. Já este Tabu parece filme B, pelo lado negativo da qualificação.
Além de mal filmado, com enquandramentos sem novidade e cenas chochas, o filme só tem imbecis. A menina é uma tonta, fácil de ser enrolada, ao extremo, mas ao mesmo tempo só pensa em sexo. O pedófilo vizinho, além desta qualificação horrenda, é o patriota mané, que não se segura nem na hora de ocultar suas barbaridades. O pai dela é um preconceituoso.
A pessoa mais lúcida é a vizinha (Toni Collette, vai bem), mas mesmo assim propicia uma liberdade fora de propósito à menina. Maria Bello tem um papel pequeno, como a mãe que expulsa a filha de casa após o namorado ajudar a adolescente a se depilar. Nada mais a declarar, certo?
O longa é um arremedo de boa intenção, já que o assunto é bom. Uma pena.
Tabu / Towelhead
CLASSIFICAÇÃO: NEM A PAU, JUVENAL!
Ficha técnica:
Ano: 2007
Direção: Alan Ball
Elenco: Summer Bishil, Peter Macdissi, Aaron Eckhart, Toni Collette, Maria Bello, Eugene Jones, Chase Ellison, Matt Letscher e Lynn Collins
Roteiro: Alan Ball, baseado no livro Towelhead, de Alicia Erian
Duração: 124 min.