Tudo o que Desejamos

Tudo o que Desejamos

Rating

3 out of 5
Até vale o ingresso

Total

3
3 out of 5

Tudo o que Desejamos é um bom filme. Parte de uma premissa muito interessante e, apesar da sinopse original medonha sugerir romance, não é. É drama. Peca, infelizmente por falhas no roteiro, inclusive na base da história. Aí cai muito.

Adaptado do livro D’autres Vies Que La Mienne (“Outras Vidas Além Da Minha”, em tradução literal), escrito por Emmanuel Carrère (famoso na França), o longa conta a história de Claire, que aos 32 anos é juíza na cidade de Lyon, na França. Casada e mãe de dois filhos, ela descobre que tem um tumor no cérebro e poucos meses de vida. Decide, então, esconder sua morte iminente da família e ajudar Céline, uma moça que pediu dinheiro emprestado a uma financeira e, sem condições de pagar, está sendo processada.

Aí já nasce um problema. Qual o motivo desta mulher esconder o câncer de seu marido? Ele não suportaria a notícia, diz ela em determinado ponto do filme. Se é assim, o que faz casada com este homem? Ele é um banana? Não cola.

A amizade entre a juíza e Cèline, a moça em apuros financeiros, passa do limite do profissionalismo. Ok, ela não liga mais para isso. Mas e quando entra na história o colega de profissão Stéphane? Ele também passa a ajudar no caso de Céline com uma vontade desproporcional à realidade.

Diretor de Bem-Vindo, Philippe Lioret entrelaça uma história de tribunal com drama familiar numa fita de tom emocional sem apelações. É uma baita vantagem. Outra: não há também forçada de barra em um possível romance entre os dois juízes. A cena do lago em que eles nadam fica fora da normalidade, mas ok.

Vincent Lindon, que interpreta o juiz, dá um banho de interpretação. Toma conta do filme, no lugar da protagonista Marie Gillain.

Por fim, uma observação: o cartaz ao lado indica “o amor não tem idade para acontecer”. Como a sinopse original, nada tem a ver com o filme. Esqueça romance! Não é isso que aparece neste longa.

Tudo o que Desejamos / Toutes nos Envies


CLASSIFICAÇÃO: ATÉ VALE O INGRESSO


Ficha técnica:
Gênero: Drama
Direção: Philippe Lioret
Duração: 120 min
Elenco: Vincent Lindon, Marie Gillain, Amandine Dewasmes, Yannick Renier, Pascale Arbillot, Emmanuel Courcol e Isabelle Renauld
Roteiro: Philippe Lioret e Emmanuel Courcol, baseado na obra de Emmanuel Carrère
Ano: 2012

Categorias: Drama

Sobre o Autor

Escreva um Comentário

Seu endereço de e-mail não será divulgado.
Campos obrigatórios*