Tyson

Tyson

Rating

4 out of 5
Duca

Total

4
4 out of 5

É incrível, mas muita gente hoje não sabe quem foi Mike Tyson. Na verdade, quem nasceu na década de 1990 – e atualmente já está na casa dos 20 anos – pode até ter ouvido sobre ele e suas passagens problemáticas, mas (raras exceções) não acompanhou a carreira de um dos maiores boxeadores de todos os tempos. O documentário Tyson vem bem a calhar para essas pessoas – e para quem deseja lembrar alguns dos grandes momentos do boxe.

Em 22 de novembro de 1986, na badalada Las Vegas, Tyson arrebentou o também norte-americano Trevor Berbick, 12 anos mais velho, então campeão mundial dos peso-pesados. Tornou-se ali o campeão mundial mais novo da história. Sem dó, nocauteou no segundo round. É esta cena que abre o filme. É o começo da lenda.

Este é o lutador que escreveu seu nome no boxe: um demolidor impiedoso, que dava raiva aos brasileiros diante de sua rapidez – quem não xingou Tyson depois de ficar acordado até as 3h da manhã e ver apenas 10 segundos de luta?

Fora do ringue, no entanto, Tyson sempre foi uma figura marcada pela polêmica. Garoto, foi preso nada menos que 38 vezes até contemplar 13 anos. Em uma das idas ao cárcere, encontrou alguém que lhe deu um caminho na vida. Ganhou fortuna. Mas, ao ficar famoso, não conseguiu se livrar dos problemas, até ficar preso três anos por estupro.

No documentário é esta figura multifacetada que se pode observar. O próprio Mike Tyson narra suas passagens de vida, mesclando boxe com vida pessoal. Ao descrever a relação com o treinador Cus D’Amato, o homenzarrão quase chora. O ápice no ringue surge com suas derrotas para James Buster Douglas e Evander Holyfield, com sua orelha quase “engolida”. Tyson era, então, invencível e reviver suas derrotas são o auge do filme.

Apesar de já ter um longa sobre sua vida, também chamado Tyson, de 1995, nunca o lutador teve sua vida estudada e exposta com tamanha profundidade. Para dobrar o imprevisível Mike Tyson, o diretor James Toback o deixou só com a câmera e, fora da sala, passou a questioná-lo sobre aspectos relevantes. Não há assunto “intocável”: mulheres, drogas, tatuagens, mordida na orelha, crimes… O resultado é revelador. Ao fim de 90 minutos o espectador tem um personagem que, de tantas histórias, parece fictício. Mas não é… é real.

Tyson / Tyson 


CLASSIFICAÇÃO: DUCA 


Ficha técnica: 
Duração: 90 min.
Gênero: Documentário
Direção: James Toback
Ano: 2008 (no Brasil, 2010)

Categorias: Documentário
Tags: Tyson

Sobre o Autor

Escreva um Comentário

Seu endereço de e-mail não será divulgado.
Campos obrigatórios*