Um Tira Acima da Lei

Um Tira Acima da Lei

Rating

1 out of 5
Nem a pau, Juvenal!

Total

1
1 out of 5

Quero saber como nasceu o termo “tira” no cinema. Não o pedaço de pano, nem o retângulo da história em quadrinhos, muito menos o indicativo do verbo “tirar”. Refiro-me à gíria que substitui “policial”. No dicionário simplesmente não existe. E nunca ouvi qualquer pessoa usar a palavra no dia a dia. É uma incógnita! Mas as distribuidoras de filmes e empresas de tradução do Brasil tratam “tira” como se fosse a mais normal das palavras, como se estivesse na boca do brasileiro. Desde os anos 1980, pelo menos, é assim. Será que começou nesta época? Qual o motivo? E por que sobrevive até hoje? Preciso saber!!!

Um Tira Acima da Lei é o mais novo exemplar desta infeliz palavra. Infeliz filme também: só serviu para me lembrar da maldita palavra.

Um Tira no Jardim da Infância, Um Tira da Pesada, Um Tira Muito Suspeito, O Amor Não Tira Férias… ops, este não! Que tradução desgraçada! Isso tudo para não usar “policial”! Não satisfeitos em acabar com os títulos dos filmes, as distribuidoras querem inventar palavras! Não existe “tira” (pelo menos atualmente)!

Bem… desabafo feito, e o filme? Uma porcaria. E olha que gosto do Woody Harrelson. Resumo: um “tira” é babaca e corrupto. Ponto. Acabou. Não tem fim. Não tem objetivo. Não tem enredo.

Voltando ao que interessa: será que alguma distribuidora poderia pensar um pouco diferente e avançar no uso de termos idiotas como este?

Um Tira Acima da Lei / Rampart


CLASSIFICAÇÃO: NEM A PAU, JUVENAL!


Ficha técnica: 
Duração: 108 min.
Ano: 2011
Gênero: Policial
Direção: Oren Moverman
Roteiro: James Ellroy, Oren Moverman
Elenco: Woody Harrelson, Jon Bernthal, Stella Schnabel, Jon Foster, Ben Foster e Ruben Garfias

Categorias: Ação

Sobre o Autor

Escreva um Comentário

Seu endereço de e-mail não será divulgado.
Campos obrigatórios*