Valentin

Valentin

Rating

5 out of 5
Pare tudo e vá ver!

Total

5
5 out of 5

Quem é fã do cinema argentino, precisa assistir. Quem não é, da mesma forma, assista… e corra o risco de entrar no primeiro grupo. Valentin não é um filme novo. É de 2002. Mas é de um frescor inacreditável.

O ano é 1960, a cidade, Buenos Aires. Valentin é o nome de um menino de 9 anos que vive com a avó, já que seu pai sempre está ocupado trabalhando e sua mãe desapareceu. Solitário, o garoto divide o tempo sonhando em se tornar astronauta e ouvindo as histórias contadas pela avó.

Valentin passa a acreditar que possa ter enfim uma mãe quando conhece Leticia, a mais nova namorada de seu pai. Seu vizinho Rufo, embora mais velho, é um dos poucos que parece não ligar para a diferença de idade e conversa de igual para igual com o menino.

A história descrita é praticamente uma autobiografia do cineasta Alejandro Agresti, diretor de Valentim. Talvez por isso o roteiro seja tão bom. É fechadinho, sem buraco.

Filme com criança protagonista é um perigo. Pode dar muito certo ou muito errado. Um dos segredos, senão o principal, é o protagonista mirim. Rodrigo Noya, o Valentim, é espetacular. Onde estava este menino? É inteligente, rápido, “casa” com o roteiro esperto.

Carmen Maura interpreta a avó. Julieta Cardinali é a namorada do pai. Também vão muito bem. Até o diretor Alejandro Agresti está em cena, como o pai.

A cena que Valentim se veste de astronauta e anda pela casa é sensacional. Resume bem o longa.

Valentin 


CLASSIFICAÇÃO: PARE TUDO E VÁ VER! 


Ficha técnica:
Ano: 2002
Gênero: Drama
Duração: 86 min.
Direção: Alejandro Agresti
Roteiro: Alejandro Agresti
Elenco: Rodrigo Noya, Carmen Maura, Julieta Cardinali, Jean Pierre Noher, Alejandro Agresti e Mex Urtizbeara

Categorias: Drama
Tags: Valentin

Sobre o Autor

Escreva um Comentário

Seu endereço de e-mail não será divulgado.
Campos obrigatórios*