Ventos da Liberdade (Cinema Irlandês)

Ventos da Liberdade (Cinema Irlandês)

Rating

4 out of 5
Duca

Total

4
4 out of 5

O excelente ‘Ventos da Liberdade’ foi o grande campeão de Cannes em 2006. Com grande atuação de Cillian Murphy, o filme reproduz a motivação e o empenho da população dos condados irlandeses durante a revolução de 1920 que resultou no início do processo de democratização do país. É um filme épico, triste, duro. O diretor esquerdista inglês Ken Loach dá voz aos revolucionários e expõe visceralmente os seus dilemas, sacrifícios, pesadelos… até o final arrebatador… emudecedor.

O filme conta a história dos irmãos Damien (Cillian Murphy) e Teddy (Padraic Delaney). O primeiro, um estudante de medicina prestes a deixar o país para trabalhar em Londres. O segundo, simpatizante do recém formado Exército Republicano Irlandês, que viria a ser tornar o IRA (mas o que eles chamam de velho IRA, para diferenciar do grupo terrorista que se apossou do nome futuramente). Diante da crescente violência dos soldados ingleses invadindo casas e proibindo quaisquer tipos de agrupamentos ou reuniões, Damien resolve se juntar à luta do irmão que está reunindo um grupo de homens locais para iniciar o enfrentamento à tirania da coroa inglesa.

O filme é historicamente bem apurado. Mostra em pequenos detalhes as táticas não convencionais dos revolucionários para minar a credibilidade e a força inglesa. Ações como impedir que trens de carga levassem soldados ou mantimentos ingleses, greves em massa e invasões de quartéis pelos condados do interior para arrecadar armas e ganhar a credibilidade da população. Em menor número, sem armas e totalmente desprotegidos, os irlandeses lutaram com que tinham à época e sacrificaram suas vidas e famílias em nome da liberdade.

E quando às táticas do Exército Republicano Irlandês finalmente começam a surtir efeito e a toda poderosa coroa inglesa decide enfim negociar, a Irlanda que outrora estava tão unida em nome da sua República se vê de repente dividida entre a hora de parar ou a necessidade de continuar lutando. Um país unido em seus objetivos e dividido sobre como alcançá-los.

Além da Palma de Ouro, o filme venceu na categoria de melhor fotografia do European Film Award, onde também foi indicado nas categorias de melhor filme, melhor diretor, melhor ator (Cillian Murphy) e melhor roteiro.

CLASSIFICAÇÃO: DUCA

Ficha Técnica:

Direção: Ken Loach
Roteiro: Paul Laverty
Gênero: Drama/Guerra
Origem: Alemanha/Espanha/França/Irlanda/Reino Unido
Elenco: Cillian Murphy, Padraic Delaney, Liam Cunningham, Gerard Kearney, William Ruane, Orla Fitzgerald, Frank Bourke, Máirtín de Cógáin, John Crean e Roger Allam

Categorias: Drama, Guerra

Sobre o Autor

Comentários

  1. Danilo Vicente
    Danilo Vicente 16 dezembro, 2011, 13:23

    Parece realmente excelente. Quero ver.

Escreva um Comentário

Seu endereço de e-mail não será divulgado.
Campos obrigatórios*