A Vida dos Outros
Rating
Total
“Profundo, denso, sensível… sem palavras… talvez o melhor de toda a minha vida”. Este comentário, registrado no site melhoresfilmes.com.br, é um dos muitos relatos elogiosos que li e ouvi sobre o alemão A Vida dos Outros. E registra com exatidão o que este filme transmite. Não tenho dúvida: trata-se de uma das grandes obras do cinema.
Florian Henckel von Donnersmarck, o diretor e roteirista, mostra-se um mestre ao reconstituir os últimos anos de atuação da Stasi, a polícia política do regime comunista da antiga Alemanha Oriental.
A trama é arrebatadora e tem como centro um casal – um dramaturgo e uma atriz. Ela atrai a cobiça de um ministro, que lança contra ele um bando de arapongas do Estado com o objetivo de detectar alguma atividade contra-revolucionária e eliminar o concorrente. Como pivô da armadilha está o capitão Wiesler, espião de primeira linha que, a pedido do ministro, monta um aparato de escuta no sótão do prédio onde o casal habita, registrando diálogos, brigas e embates amorosos. Enquanto o casal “sobrevive” ao ministro, que “ataca” em todas as frentes, Wiesler é o espectador solitário do cotidiano dos investigados. Sua função é captar algo, qualquer sinal de subversão ao regime. Mas…
Por aqui eu paro a sinopse. A Vida dos Outros ganhou o Oscar e o Globo de Ouro de 2007 – Filme Estrangeiro – com todo o merecimento. Pare tudo e vá ver. Agora! Sim… não importa o que esteja fazendo, desligue o computador e vá à locadora. Ou se cadastre nos serviços de entrega em domicílio. O filme vai compensar.
A Vida dos Outros / Das Leben der Anderen
CLASSIFICAÇÃO: PARE TUDO E VÁ VER
Ficha técnica
Direção: Florian Henckel von Donnersmarck
Roteiro: Florian Henckel von Donnersmarck
Elenco: Martina Gedeck, Ulrich Mühe, Sebastian Koch, Ulrich Tukur e Thomas Thieme
Edição: Patricia Rommel
Duração: 137 min.
Gênero: Drama
Música: Stéphane Moucha e Gabriel Yared
Fotografia:Hagen Bogdanski
Direção de arte: Christiane Rothe
Excelente! Uma trama instigante e ao mesmo tempo cheia de delicadezas!
Esse filme é excelente, show de bola, um dos melhores filmes alemães que já vi.
Um dos melhores filmes que eu já vi. E para vcs morrem de inveja, fui ver com o Hector Babenco. Sim. Ele é meu amigo. O phoda foi que a gente foi logo depois do almoço e eu dormi uns 10 min no começo, e isso não pôs fim à nossa amizade.
Esse vale. Se vc for ver esse, está liberada. Ah, e nada de ver os filmes do diabo.
Bom, ja que vc é meu chefe e mandou desligar o computador pra ver o filme, quem sou eu pra não acatar né.
Me parece bom, eu gosto de filmes estrangeiros…vou ver