Rating
Total
DISPONÍVEL NO NOW
O melhor, o maior, o grande… são adjetivos sempre perigosos, ainda mais em se tratando de filmes. O risco de quem adjetiva é perder credibilidade logo ali à frente, quando algo melhor aparece. Mas este 1917 merece alguns, mesmo sob o perigo citado. É difícil encontrar um filme de guerra tão bom.
Sob direção de Sam Mendes, também roteirista ao lado de Krysty Wilson-Cairns, o longa começa com um plano-sequência incrível. O Resgate do Soldado Ryan já havia investido nisso, mas 1917 avança com uma característica: não é chato. Os soldados britânicos Blake (Dean-Charles Chapman) e Schofield (George MacKay) acordam sob uma árvore e a beleza do horizonte europeu. É um breve instante para a contemplação, já que logo recebem a missão de atravessar a fronteira inimiga para entregar uma carta a um pelotão que iniciará um ataque – armadilha alemã que pode matar 1600 soldados, um deles o irmão de Blake.
Todo o filme tem a premissa de um vídeo-game, desde a solução de uma missão até o posicionamento de câmeras. E isso não pode ser caracterizado como algo ruim. Afinal, os jogos fazem sucesso especialmente pela possibilidade de imersão no cenário – e assim é 1917.
Justamente essa estrutura de missão que faz a corrida contra o tempo funcionar, até mesmo com “checkpoints” pelo caminho. Assim é quando os solados saem da barreira britânica e se posicionam no vazio até a barreira alemã. Depois, quando chegam lá. À frente, ao chegar em uma casa abandonada e, depois, em uma ponta. E por aí vai.
Há um fator relevante. Mendes não investe no tiroteio característico de games. Schofield e Blake correm muito e atiram pouco. Porém, estão em uma guerra, o que gera um constante clima de tensão.
Os atores Dean-Charles Chapman e George MacKay, Blake e Schofield respectivamente, vão super bem. Dois jovens praticamente desconhecidos em uma aposta de Mendes, que curiosamente coloca estrelas de Holywood em pequenos papeis. Colin Firth, Benedict Cumberbatch e Mark Strong, especificamente.
Um filme histórico, em todos os sentidos.
______________________________________________________________________________
1917
CLASSIFICAÇÃO: PARE TUDO A VÉ VER!
Ficha técnica:
Ano: 2019
Duração::119 min.
Direção: Sam Mendes
Roteiro: Krysty Wilson-Cairns e Sam Mendes
Elenco: Dean-Charles Chapman, George MacKay, Andrew Scott, Colin Firth, Benedict Cumberbatch e Mark Strong