A Bela e a Fera – 2017
Rating
Total
Chegou a aguardada adaptação da animação A Bela e a Fera, lançada pela Disney em 1991 (o primeiro desenho indicado ao Oscar de Filme). O estúdio agora colocou atores para interpretar os principais personagens. E não é que o filme é bom?
Estava descrente. Depois de assistir a Cinderela, em 2015, fiquei com um pé atrás. Mas A Bela e a Fera é muito melhor.
Emma Watson foi escolhida para dar vida a Bela, jovem que troca de lugar com o pai, prisioneiro no castelo da Fera, transformado em besta por uma feiticeira humilhada por ele. Dan Stevens interpreta a Fera. Mas quem rouba as cenas são Luke Evans, como Gastão (o fortão apaixonado por Bella), e Josh Gad, como seu ajudante LeFou.
Ainda há Kevin Kline como o pai de Bela e as vozes de Ewan McGregor, Emma Thompson, Audra McDonald e Stanley Tucci, nos objetos animados do castelo.
O filme não traz grandes novidades no roteiro. São 45 minutos a mais do que a animação – e isso exigiu dos roteiristas a construção de pontos que não estão na história original da Disney. Parece-se, é verdade, com a versão francesa lançada em 2014, com Vincent Cassel e Léa Seydoux. Ambos são bons.
O que encanta é a beleza dos figurinos e do cenário. E as cenas com a Fera atacando ou rugindo tremem o cinema. Claro, há ainda o resgate da memória afetiva de quem assistiu à animação nos anos 1990. Mas eu assisti e não me lembrava.
De novidade em relação à animação estão quatro canções inéditas e um esforço em explicar melhor a transformação da Fera e de seus empregados.
O problema é a cantoria. O tempo todo alguém engata uma canção. E haja paciência. Poderia haver menos músicas. Quando a história está pegando no breu, vem alguém saltitando e cantando.
A Bela e a Fera / The Beauty and the Beast
CLASSIFICAÇÃO: VALE O INGRESSO
Ficha técnica:
Direção: Bill Condon
Elenco: Emma Watson, Dan Stevens, Luke Evans, Josh Gad, Kevin Kline, Ewan McGregor, Emma Thompson, Audra McDonald e Stanley Tucci
Ano: 2017
Duração: 129 min.
Gênero: Animação