A Caça

A Caça

Rating

5 out of 5
Pare tudo e vá ver!

Total

5
5 out of 5

É difícil qualificar qual crime é pior. Homicídio, estupro, abuso sexual com criança… Todos são ignóbeis, marcam o fundo do poço do ser humano. Mas há uma diferença entre eles. A acusação de pedofilia contra uma pessoa, mesmo que prove-se a inocência dela, não deixa possibilidade de retorno a uma vida normal. O acusado sempre terá escrito em sua testa “pedófilo”, mesmo sendo inocente. É disso que trata o espetacular filme dinamarquês A Caça.

Com direção, roteiro e atuações primorosas, o longa conta a história de Lucas, vivido de maneira notável por Mads Mikkelsen (Depois do Casamento, Coco Chanel e Igor Stravinsky e 007 – Casino Royale). Ele é professor em uma escola infantil. Apesar das críticas da ex-mulher, que o acusa de não ter ambição na vida, é feliz, não precisa mais do que seu pacato dia a dia.

Lucas é atencioso e brincalhão nas escola. É querido pelos amigos da pequena cidade onde vive. Dá atenção a todos seus próximos. Ajuda, diverte-se com o happy-hour regado a muita cerveja. E em troca recebe carinho de todos. Especialmente de Klara, uma menina de cinco anos de idade que nutre uma paixão infantil pelo amigo do pai. É uma criança sem noção que, juntando cacos de seu dia a dia, irá acabar com a vida de Lucas, acusando-o de abuso sexual, em vingança por, na cabeça dela, ter sido rejeitada.

Daí para frente uma bola de neve cresce à frente do protagonista. As cenas são arrebatadoras. O que fazer quando uma criança diz que foi violentada? Os moradores da cidade dinamarquesa não têm dúvida. É uma caça ao professor.

Thomas Vinterberg, diretor e roteirista (criador, com Lars von Trier, do movimento Dogma 95), não deixa gorduras. O filme é exato. Diferentemente de obras deste tipo, não há dúvida de que Lucas é inocente. Ou quase. É certo que isso se faz sem imagens, e pode até ficar uma sensação de que tudo pode mudar de uma hora para outra. Mas aí A Caça seria um longa comum. O foco do filme é em como uma sociedade pode se corromper ao acreditar estar fazendo a coisa certa. O julgamento de todos contra Lucas é acreditando em uma menina de cinco anos. Mas crianças não mentem, certo? Errado.

Lucas, seu filho, seus poucos amigos que sobram. Eles marcam algumas cenas primorosas. É um filme sutil. Uma ida ao supermercado pode virar um momento de dor terrível, apenas sob palavras de rancor dos outros. Ou pode ser o momento de verificar que o horror cresce e que jamais haverá vida normal para o acusado. E que mesmo assim é preciso reagir.

Aliás, Lasse Fogelstrøm, que interpreta o filho de Lucas, é ator mirim de primeira! Mas todos os outros não ficam atrás. Thomas Bo Larsen, o pai de Klara, divide com Mads Mikkelsen cenas de embate notáveis.

A Caça é um filme para literalmente parar tudo e assistir. Muitas vezes.

A Caça / Jagten

CLASSIFICAÇÃO: PARE TUDO E VÁ VER!


Ficha técnica:


Ano: 2012


Duração: 115 min.

Gênero: Drama

Direção: Thomas Vinterberg

Roteiro: Thomas Vinterberg

Elenco: Mads Mikkelsen, Thomas Bo Larsen, Annika Wedderkopp, Lasse Fogelstrøm, Susse Wold, Anne Louise Hassing, Lars Ranthe, Alexandra Rapaport e Ole Dupont

Categorias: Drama
Tags: A Caça

Sobre o Autor

Escreva um Comentário

Seu endereço de e-mail não será divulgado.
Campos obrigatórios*