A Cadela
Rating
Total
Há alguns filmes com o sugestivo nome A Cadela. Um é de 1931, do diretor Jean Renoir Este é outro. É de 1972, do diretor Marco Ferreri. Sou fã desta década no cinema. Mas este filme não me convenceu.
Catherine Deneuve e Marcelo Mastroianni protagonizam uma estranha história. Após uma briga, Liza (Catherine Deneuve) abandona seus amigos, desce de um veleiro e se abriga em uma ilha, onde moram Giorgio (Mastroianni), um artista de meia idade, e seu cachorro Melampo. Giorgio, descobre-se mais à frente, foge do convívio social e tem em Melampo sua única amizade.
É claro que a dupla vai se engalfinhar, no melhor sentido. Mas ela causa a morte de Melampo, e de uma hora para outra Giorgio a coloca no lugar do cachorro.
Há uma crítica do diretor Ferreri ao convívio social na década de 1970. Fico imaginando o que ele pensaria hoje, então. Mas o filme não anda. Fica um jogo de dominação entre os dois personagens, um minimalismo na informação… irrita um tanto.
O mais interessante é a forma aberta como Catherine Deneuve topou aparecer no cinema. Hoje em dia duvido que Angelina Jolie surgisse lambendo a mão de um homem e correndo atrás de um bastão de madeira. Se produzido atualmente, o filme causaria marchas feministas contra o pseudo teor machista. Não é esse o ponto, felizmente.
A Cadela / La Cagna
CLASSIFICAÇÃO: ESPERE A SESSÃO DA TARDE
Ficha técnica:
Direção: Marco Ferreri
Elenco: Catherine Deneuve, Marcelo Mastroianni, Michel Piccoli, Valérie Stroh, Dominique Marcas e Enrico Blasi
Ano: 1972
Duração: 100 min.
Gênero: Drama
Eu vi o do Renoir. Não me desceu