A Delicadeza do Amor
Rating
Total
Audrey Tautou jamais deixará de ser lembrada por O Fabuloso Destino de Amelie Poulain. Os grandes olhos pretos, uma certa timidez e até o jeito sonhador fazem parte de sua imagem. Ela bem que tentou mudar isso, com O Código da Vinci. E recentemente anunciou que não faz questão de Holywood. Faz muito bem! Tem feito ótimos filmes, como Coco Antes de Chanel e, agora, A Delicadeza do Amor. É, como o nome indica, um filme sobre o amor, mas, detalhe, sobre o segundo amor.
Nathalie é feliz. Tem um marido que a completa e consegue um emprego promissor, deixando de ser vendedora de programas de teatro a respeitada advogada. Mas ela perde… e seu luto é pesado, muito. E a felicidade acaba, pelo menos por um tempo, pois, ensina o filme, é possível ter uma segunda chance.
Em um dia qualquer, sem mais nem menos, Nathalie tasca um beijo em Markus (François Damiens), seu colega de trabalho e os dois embarcam em uma jornada emocional não programada. Ele é feio, tem um cargo abaixo do dela, se veste mal. Mas a faz rir. E isso é o que a conquista. São pequenos momentos de risadas, de esquecimento da infelicidade. E o amor aparece, de novo.
Uma curiosidade: em uma reunião de amigos de Nathalie, em que Markus é apresentado, arquitetos discutem um projeto vencedor em… São Paulo. É raro um filme que cite a cidade.
Baseado em livro La Délicatesse (de David Foenkinos, co-diretor e roteirista do longa), sucesso na França, A Delicadeza do Amor é muito sutil. Cresce ao longo do tempo e chega ao ápice no final. Quando se observa o relógio, o filme está no fim. Mais pontos para Audrey Tautou.
A Delicadeza do Amor / La Délicatesse
CLASSIFICAÇÃO: VALE O INGRESSO
Ficha técnica:
Direção: David Foenkinos e Stéphane Foenkinos
Elenco: Audrey Tautou, François Damiens, Bruno Todeschini e Pio Marmai
Gênero: Romance
Ano: 2012
Duração: 108 min.
Roteiro: David Foenkinos