À Espera de Turistas
Rating
Total
À Espera de Turistas parte de um pressuposto diferente. Não é raro o cinema alemão tratar da Segunda Guerra Mundial. Mas desta vez estamos na cidade polonesa de Oswiecim, antiga Auschwitz, na Polônia, acompanhando um alemão cuidar de um sobrevivente do mais famoso campo de concentração. A ideia é ótima. Pena que o filme é tolhido, parado.
Quando tem que optar entre fazer o serviço militar ou cumprir um ano de trabalho comunitário, o jovem alemão Sven (Alexander Fehling) opta pela segunda possibilidade. No entanto, sem poder escolher o destino, ele é enviado à antiga Auschwitz. Na cidade, o jovem sempre está com um pé atrás. E não era para menos, pois os poloneses, obviamente, ficam ou incomodados ou surpresos com sua presença.
Sven só consegue suportar a rotina por causa da intérprete Ania (Barbara Wysocka), com quem inicia uma relação amorosa. Perdido em uma comunidade polonesa que o considera como um “intruso alemão”, Sven luta decidir entre enfrentar a realidade, mesmo que ele não tenha culpa dela, ou abandonar o sofrimento hoje para ter um futuro, incluindo amoroso, melhor.
Como o personagem principal, o diretor Robert Thalheim fez seu serviço cívico (interessante essa possibilidade de scolha na Alemanha!) na região da antiga Auschwitz, como o personagem principal de seu filme. Segundo ele, para um jovem de Berlim nos anos 1990, “a Polônia era mais exótica do que a Ásia”. No entanto, ele explicou que os acontecimentos na vida do protagonista são puramente fictícios. Para Thalheim , era indispensável filmar na cidade real de Oswiecim, para garantir autenticidade à história. Entretanto, diante da proibição de filmar no interior do Museu do Holocausto, ele foi obrigado a reproduzir em estúdio algumas cenas dos interiores.
É o títpico filme que falta algo. Não “engata”. Quando pensa-se que virá algo interessante, fica no mesmo. O final poderia ser melhor. Nada disso tira a qualidade da ideia original – e as boas interpretações. Também é bem explorada a dicotomia entre uma Auschwitz que explora o campo para receber turistas, enquanto o alemão se surpreende com isso (o nome original, que seria E Assim Vieram os Turistas, é melhor que o escolhido). Mas fica devendo.
À Espera de Turistas / Am Ende kommen Touristen
CLASSIFICAÇÃO: ESPERE A SESSÃO DA TARDE
Ficha técnica:
Elenco: Alexander Fehling, Ryszard Ronczewski e Barbara Wysocka
Ano: 2012
Direção: Robert Thalheim
Gênero: Drama
Duração: 85 min.