A Espuma dos Dias

A Espuma dos Dias

Rating

2 out of 5
Espere a sessão da tarde

Total

2
2 out of 5

Li a seguinte opinião de um cara sobre A Espuma dos Dias: “Quem fala mal desse filme, (sic) ou é mais um do rebanho idolatrador dos filmes hollywoodianos (leia-se babaca que vai para o cinema e só está interessado em entretenimento mastigado) ou tem sérios problemas mentais”. Bom, assim sendo, ou sou babaca ruminante ou preciso procurar um psiquiatra. O filme só não é péssimo porque na parte final encontra alguma lógica.

Baseada no livro “L’Écume des jours”, publicado por Boris Vian em 1947, a história é simples: um homem e uma mulher se apaixonam, e chega o desespero quando ela fica doente gravemente. Mas essa sinopse pouco importa. O longa é surreal… demais! Máquinas e cacarecos criados pelo diretor Michel Gondry (de Brilho Eterno de Uma Mente Sem Lembranças, O Besouro Verde e o péssimo A Natureza Humana) tomam conta das cenas. São pernas humanas que crescem ao dançar, pianos que produzem coquetéis, mesas com ondas, flores crescendo em pulmões, sapatos que aceleram e fogem, pessoas morando dentro de geladeiras… e por aí vai.

É o tempo todo assim. É super bacana que filmes deixem a imaginação fluir… mas é preciso combinar algo com o roteiro. E no caso de A Espuma dos Dias, as “maluquices” pouco acrescentam à ideia central.

Há boas sacadas, como a do escritor Jean Sol Partre, que vicia um amigo do protagonista com seus livros. A virada do colorido para o preto e branco, com a tristeza tomando conta da tela, não é uma sacada nova, mas funciona.

O problema é que pouco gera interesse até a parte final, exatamente essa da tristeza, quando o surrealismo passa a acompanhar o enredo. Até esse momento, fica fácil criar cenas. Pode-se tudo.

O elenco é recheado de estrelas francesas. Audrey Tautou (a Amélie Poulain) é Chloé, a que adoece. Romain Duris (A Datilógrafa e Depois de Partir) é Colin, o apaixonado. E Omar Sy (Intocáveis) interpreta Nicolas, o amigo de ambos, um cozinheiro faz tudo.

Quem deseja enxergar nas quinquilharias uma crítica social ou poesia, ok, se satisfaça. Mas é preciso um esforço hercúleo.

A Espuma dos Dias / L’ecume des Jours


CLASSIFICAÇÃO: ESPERE A SESSÃO DA TARDE


Ficha técnica:
Gênero: Comédia dramática
Ano: 2013
Elenco: Romain Duris, Audrey Tautou, Gad Elmaleh e Omar Sy
Direção: Michel Gondry
Duração: 90 min.
Roteiro: Michel Gondry

.

Categorias: Drama

Sobre o Autor

Escreva um Comentário

Seu endereço de e-mail não será divulgado.
Campos obrigatórios*