A Garota Dinamarquesa

Rating
Total
A Garota Dinamarquesa conta a história de Einar Wegener, um pintor dinamarquês casado, de relativo sucesso, que deseja assumir sua identidade feminina. Mas o título pode servir também para sua esposa, Gerda. É ela quem reina no longa, interpretada com maestria por Alicia Vikander (de Ex-Machina).
Não à toa Alicia levou para casa a estatueta do Oscar de Atriz Coadjuvante. Não que Eddie Redmayne (vencedor do Oscar de Ator por A Teoria de Tudo), que vive o pintor Einer, esteja mal – ao contrário. Mas é Alicia quem brilha.
O filme começa com Einar sendo respeitado como pintor na Dinamarca dos anos 1920. Sua esposa tenta carreira na mesma profissão, mas não tem o trabalho celebrado como o do marido. Para continuar uma tela, ela pede que ele vista roupas femininas e pose como modelo. E aí um clique se dá na mente dele, que passa a só se sentir feliz quando transmuta para o gênero feminino.
É claro que a vida do casal passa a ser difícil. Mas é Gerda quem mais aguenta a barra. Einar só quer ser feliz. Gerda perde o marido e passa a ter de viver com uma estranha ao lado. Ela o ama, da forma como ele estiver.
Depois de um começo um tanto lento, o longa engata e vai firme até o final. A fotografia é toda linda, em uma Dinamarca sempre enquadrada, como as pinturas dos dois artistas.
Há falhas pontuais, como o pintor se vestir de mulher em um baile de artistas e passar despercebido. E a história real é um tanto simplificada.
Mas no geral é um filme que vale bastante ser assistido. Uma história pouco conhecida que merecia ser amplificada – e isso acontece de maneira competente.
A Garota Dinamarquesa / The Danish Girl
CLASSIFICAÇÃO: DUCA
Ficha técnica:
Ano: 2016
Duração: 119 min.
Direção: Tom Hooper
Elenco: Eddie Redmayne, Alicia Vikander, Ben Whishaw, Matthias Schoenaerts, Sebastian Koch e Amber Heard
Gênero: Drama