A Grande Beleza

Rating
Total
Um “filme cabeça” não precisa ser chato. Uma obra com lindas imagens pode ter conteúdo interessante. O antigo pode conviver com o moderno. E a crítica mordaz não necessariamente precisa ocorrer de maneira direta. O italiano A Grande Beleza, vencedor do Oscar de Filme Estrangeiro em 2014, prova que tudo isso é verdade.
É difícil encontrar uma falha na obra. Tudo é muito bem cuidado, do roteiro à iluminação, do figurino às interpretações. Não é um filme fácil, mas nem por isso é menos delicioso.
As duas sequências de cenas iniciais aparecem para agarrar o espectador. Na primeira, um turista chinês (ou japonês?) morre após a foto de uma acachapante vista de Roma, com um canto gregoriano ao fundo. Corta para uma festa no último andar de um prédio, com música eletrônica a todo volume e muita gente estranha.
Não se sabe o que virá depois, mas o olhar já está captado, muito pela estranheza. Aí entra o protagonista. E não se desgruda mais da tela. Jep Gambardella é rico, cheio de amigos. E percebe que aos 65 anos não pode perder tempo com o que não quer.
Se uma linda mulher deseja mostrar sefies no Facebook após uma transa, pra que ficar? E por que aturar a arte moderna, com pessoas batendo a cabeça na parede e gente falando difícil para parecer culta? O roteiro destila, com muito humor, o prazer de viver.
Escrito e dirigido pelo italiano Paolo Sorrentino, o longa tem um sarcasmo constante. Gambardella é, antes de tudo, um homem sincero, que não tem, e não precisa ter, cuidados.
As cenas são lindas. Quem já teve o prazer de conhecer Roma vai identificar algumas das melhores atrações da cidade. São aquelas escondidas, que o “homem com as chaves” abre para o protagonista.
O ator Toni Servillo interpreta Gambardella. Sublime. Mas não só ele. É acompanhado por gente de qualidade, que diverte, assusta, surpreende. Angelina Jolie está irreconhecível, mas faz uma ponta como uma jornalista de moda.
Não é um filme curto, com seus 141 minutos. Mas passa como deve ser: com frescor.
A Grande Beleza / La Grande Bellezza
CLASSIFICAÇÃO: PARE TUDO E VÁ VER!
Ficha técnica:
Direção: Paolo Sorrentino
Roteiro: Paolo Sorrentino
Ano: 2013
Duração: 141 min.
Elenco: Toni Servillo, Carlo Verdone, Sabrina Ferilli, Isabella Ferrari, Giorgio Pasotti e Vernon Dobtcheff
Gênero: Comédia e drama