A Vida Secreta de Walter Mitty

A Vida Secreta de Walter Mitty

Rating

5 out of 5
Pare tudo e vá ver!

Total

5
5 out of 5

Como gostei de A Vida Secreta de Walter Mitty! Até chegar este momento, de escrever sobre o filme, não passou pela minha cabeça que alguém classificasse a obra como “ruim”. Mas em minha pesquisa antes de juntar as letrinhas descobri que poucos críticos a aprovaram. Pior: muitos odiaram. Azar deles! Eu credito como um filmaço!

Convencionou-se dizer que Ben Stiller é um ator fraco. “Ele faz caretas”, “ele só interpreta um tipo de personagem”, “ele é um comediante limitado ao gênero”: é daí para pior. A Vida Secreta de Walter Mitty prova que tudo isso está errado. E talvez esse seja o motivo de tantas críticas negativas ao filme.

Desde o primeiro momento o longa é diferente. Os créditos iniciais aparecem entrelaçados à paisagem, no meio de uma rua, na parede de um prédio, em uma placa de sinalização de trânsito. Ainda que não tenha ido tão longe nos papéis dramáticos como Jim Carrey (com Brilho Eterno de Uma Mente Sem Lembranças, Cine Majestic e O Show de Truman), Stiller (que diz ter sido influenciado pelo ótimo Muito Além do Jardim) já mostrou talento, não só em frente às câmeras. Neste Walter Mitty ele é produtor, diretor e protagonista. Claro, é verdade que já esteve em bombas cinematográficas, mas mesmo em comédias já mandou super bem (em “Quem Vai Ficar com Mary?” ele é hilário).

O filme é completo. Bem editado, bem dirigido, muito bem roteirizado, é cheio de ritmo e mostra surpresas a toda hora. As interpretações estão na medida exata. A fotografia é incrível! O humor aparece na hora certa. Enfim, é difícil desgrudar os olhos da tela.

Walter Mitty (Stiller) é o chefe do departamento de arquivo e revelação da tradicional revista Life, que deixará de ter uma versão impressa para existir apenas na internet. Ele recebe um pacote com negativos de um famoso fotógrafo (Sean Penn), com a indicação de uma foto para utilizar na última capa da revista. Mas a tal foto não está no pacote e ele é obrigado a procurar o misterioso fotógrafo, que não tem telefone e vive por lugares perigosos em busca de grandes imagens.

Essa é a deixa para Walter mudar de vida. Atrás da tal foto, ele se aproxima de Cheryl (Kristen Wiig), uma colega de trabalho que até então era um sonho para ele. Walter é um sonhador, que sempre se pega pensando no que poderia fazer, mas nunca faz. Melhor: não fazia.

A identificação do espectador com o protagonista é fácil. Ele é um cara normal, que trocou os sonhos pela realidade. É um filme leve, com uma bela solução final.

Afinal, a Life acaba, mas a vida começa.

A Vida Secreta de Walter Mitty / The Secret Life of Walter Mitty


CLASSIFICAÇÃO: PARE TUDO E VÁ VER!


Ficha técnica:
Ano: 2013
Duração: 114 minutos
Gênero: Drama
Direção: Ben Stiller
Roteiro: Steve Conrad
Elenco: Ben Stiller, Kristen Wiig, Sean Penn, Adam Scott, Shirley MacLaine e Patton Oswalt

Categorias: Drama

Sobre o Autor

Escreva um Comentário

Seu endereço de e-mail não será divulgado.
Campos obrigatórios*