A Vigilante do Amanhã – Ghost in the Shell

Rating
Total
A Vigilante do Amanhã – Ghost in the Shell chega para abrir as portas de Hollywood a adaptações de animes. Não que essa parte da cultura japonesa jamais tenha chamado atenção dos Estados Unidos. O problema sempre foi ter algo de qualidade.
O histórico do Ghost in the Shell original é um tanto confuso. O filme se baseia em um mangá (história em quadrinhos) de 2002, criado por Masamune Shirow, que teve como origem um anime (desenho animado) de 1995, de Mamoru Oshii. Mas este último baseou-se em outro mangá “Mobile Armored Riot Police”, que tinha a personagem principal com características diferentes. Simplificando, o filme tem como premissa uma história em quadrinhos, que tem como base um desenho animado, que se baseou em outra história em quadrinhos.
Bom… mas e o filme? Passado em 2029, acompanha Major (Scarlett Johansson), uma mulher que tem seu cérebro transportado para um corpo robótico. Ela tem a inteligência humana e a fortaleza de um corpo de máquina. Major vê todas as pessoas à sua volta procurando se “robotizar”. E ganha a missão de destruir Kuze (Michael Pitt), sujeito misterioso disposto a acabar com a empresa que criou Major.
Além de Johansson e Michael Pitt, Juliette Binoche fecha o time principal ao lado de Takeshi Kitano, ícone do cinema japonês.
Ghost in the Shell causou polêmica em seu lançamento, em 2017, devido à escolha de Scarlett Johansson como protagonista. Alguns atacaram a opção com o selo de “whitewashing” (que é colocar um ator branco para viver um personagem não-branco originalmente), mas outros defenderam que Major é uma robô, só com o cérebro humano, e poderia ter qualquer cara.
É o melhor filme de ficção científica da história? Não. Mas é competente, uma porta aberta para sequências ou para semelhantes homenagens à cultura contemporânea japonesa.
A Vigilante do Amanhã – Ghost in the Shell / Ghost in the Shell
CLASSIFICAÇÃO: VALE O INGRESSO
Ficha técnica:
Ano:2017
Gênero: Ficção Científica
Duração: 107 min.
Direção: Rupert Sanders
Elenco: Scarlett Johansson, Pilou Asbæk, Takeshi Kitano, Michael Pitt e Juliette Binoche