Além da Liberdade
Rating
Total
Aung San Suu Kyi ganhou holofotes no mundo ao receber o Prêmio Nobel da Paz, em 1991. Em seu lugar – ela já cumpria prisão domiciliar e estava inacessível a quase todos -, seus filhos e marido receberam a honraria, concedida devido aos esforços para democratização da Birmânia, sua terra natal. É a história desta mulher que Além da Liberdade traz às telas. Não só a dela, mas também a saga de seu marido, Michael Aris, um inglês inconformado que quer sua esposa de volta.
Só li críticas negativas ao filme, todas focadas na falta de maior divulgação sobre o País, seus costumes e lutas. São críticas corretas, pois a história fecha realmente em Aung e sua família. Mas é uma escolha do diretor Luc Besson (de O Quinto Elemento). E não vi grande problema nisso.
Entre 1988 e 1989, o governo militar de Mianmar não soube o que fazer com Aung. Filha do herói nacional Aung San (que ajudara a livrar o país do domínio britânico em 1948, mas fora morto pela subida ao poder de ditadores), Aung morava com marido e filhos em Londres, quando voltou a Mianmar em 1988 para cuidar da mãe doente. O longa mostra que, logo ao chegar, ela é adotada, devido à história de seu pai, como símbolo da luta popular local pela democratização contra o regime armado. por viver na Inglaterra, ela não compreende o que acontece na Birmânia. E os militares ficam sem ação… não querem matá-la por medo de torna-la mártir e, então, decidem cortas sua voz e imagem, prendendo-a dentro de casa.
Michelle Yeoh protagoniza o filme com uma atuação comportada, como não poderia ser diferente, seguindo o estilo de Aung. David Thewlis interpreta o marido Michael – e seu irmão gêmeo. É este Michael que cresce na trama por, mesmo já doente (Aung fica anos em prisão domiciliar – foi libertada somente em 2010, após pressão internacional), buscar formas de ajuda-la. Aí surge a ideia de indica-la ao Nobel da Paz.
O filme é um tanto longo e, por falta de ação, é lento em algumas partes. Mas é a característica de Aung transportada para a tela. Não deveria mesmo ser diferente.
Além da Liberdade / The Lady
CLASSIFICAÇÃO: VALE (BEM) O INGRESSO
Ficha técnica:
Ano: 2011
Duração: 132 min.
Gênero: Drama
Direção: Luc Besson
Roteiro: Rebecca Frayn
Elenco: Michelle Yeoh, David Thewlis, William Hope, Jonathan Raggett, Jonathan Woodhouse, Susan Wooldridge e Benedict Wong
OMG, guys, I've just got my free Minecraft giftcode!
>> Minecraftgiftcodes.me <<