Alien – O Oitavo Passageiro

Alien – O Oitavo Passageiro

Rating

5 out of 5
Pare tudo e vá ver!

Total

5
5 out of 5
alien8Prometheus chegou em casa. Sabendo que era o prelúdio de Alien – O Oitavo Passageiro, resolvi esperar. Tinha poucas lembranças do filme que levou Sigourney Weaver ao estrelato, em 1979. Na mente, um bicho saindo da barriga de uma pessoa. Só. E valeu cada minuto da espera.

Alien é um clássico da ficção científica. Não… é um clássico do cinema. Lançado na onda de Guerra nas Estrelas, alguns anos depois, foi sucesso imediato. Conta a história de um grupo de sete astronautas que resolve verificar um estranho sinal vindo a cada 12 segundos de um planeta desconhecido. A nave Nostromo ruma ao lugar, mas logo ao chegar um dos tripulantes é atacado por algo que se parece com um caranguejo enorme. Na nave, o ataque isolado vira horror, pois ele tem (aí vem a cena famosa) um pequeno alienígena no corpo.

Não é um filme de terror, no estilo Freddy Krueger. Mas o horror, com a sensação de aflição, está lá. O mais interessante de Alien é o frio na barriga durante todo o longa. O som é fantástico: não há qualquer música no desenrolar da trama. E os efeitos especiais são demais. Claro que os computadores, por exemplo, ficam desatualizados hoje em dia. Ok. Mas o tal alien, feito há 33 anos, não perde para qualquer efeito especial atual.

Ridley Scott dirigiu. Foi quase sua estreia, já que havia comandado apenas Os Duelistas, concorrente no Festival de Cannes. Isso, aliás, chamou a atenção da produtora Fox. Dan O’Bannon escreveu o roteiro baseado em uma história criada por ele e por Ronald Shusett, tirando inspiração de trabalhos anteriores de ficção científica e terror. O Alien foi criado pelo pintor surrealista H. R. Giger, enquanto os artistas Ron Cobb e Chris Foss criaram os aspectos humanos do filme.

A Biblioteca do Congresso dos Estados Unidos resume bem: considera Alien “culturalmente, historicamente ou esteticamente significante” e o escolheu para preservação. Não é só. A revista americana “Entertainment Weekly” considerouo filme o terceiro mais assustadora de todos os tempos, atrás apenas de O Iluminado (1980) e O Exorcista (1973). E o American Film Institute o colocou na lista dos 10 maiores filmes de ficção científica.

O sucesso do filme criou uma franquia de livros, quadrinhos, jogos e brinquedos, como também três sequências – Alien – O Resgate (1986), Alien 3 (1992) e Alien – A Ressurrreição (1997) – e duas bobagens, Alien vs. Predador (2005) e Alien vs. Predador 2 (2007).

O pior – ou melhor – é que agora viciei. Haja tempo para reassistir e assistir a todos.


Alien – O Oitavo Passageiro / Alien

CLASSIFICAÇÃO: PARE TUDO E VÁ VER!

Ficha técnica:
Direção: Ridley Scott

Produção: Gordon Carroll, David Giler e Walter Hill

Roteiro: Dan O’Bannon

Elenco: Sigourney Weaver, Tom Skerritt, Veronica Cartwright, Harry Dean Stanton, John Hurt, Ian Holm e Yaphet Kotto

Ano: 1979

Duração: 117 min.

Categorias: Ficção

Sobre o Autor

Comentários

  1. Marcelo
    Marcelo 19 fevereiro, 2013, 13:37

    Sensacional filme de ficção e horror, o meu preferido de Sir Ridley!

  2. Renata Rogatto
    Renata Rogatto 6 fevereiro, 2013, 15:44

    Eu tenho pavor de filme de ETs, mas incrivilmente esse eu adoro! Super recomendo!

Escreva um Comentário

Seu endereço de e-mail não será divulgado.
Campos obrigatórios*