Aliens – O Resgate
Rating
Total
A troca de Ridley Scott por James Cameron faz nítida diferença. Cada um tem seu estilo e claro que agradar com uma continuação é mais difícil que com o original. Mas a diferença no suspense e na tensão é enorme.
Recém saído do mega-sucesso O Exterminador do Futuro, Cameron (que havia acabado de fazer Piranha 2 e Rambo 2, mostrando uma predileção por continuações), investiu nos efeitos visuais, o que lhe garantiu um Oscar. Mas a trama só melhora depois da metade… e olhe lá.
Após acordar de um sono de hibernação de cinquenta e sete anos, a tenente Ripley, única sobrevivente da espaçonave Nostromo dos eventos em Alien – O Oitavo Passageiro, descobre que o planeta onde tudo ocorreu foi colonizado por um grupo de humanos. Resolve, então, alertar as autoridades. Não é ouvida e, claro, só quando a “ bomba” estoura é chamada a salvar a pátria.
Ver um filme de 1986 em 2014 é interessante. Os efeitos dos alienígenas continuam impactantes. Mas há cenas datadas, como a que um personagem pega papel em uma impressora matricial, aquela que antigamente entregava papéis com bordas cheias de furinhos.
O elenco parece ter sido escolhido a dedo, de maneira negativa. Tirando Sigourney Weaver e Paul Reiser, o resto é caricato demais. Além deles, só Bill Paxton conseguiu algum estrelato. O grupo de fuzileiros tem o durão, a machona, o bonzinho… um monte de gente, a maioria com interpretações fraquíssimas.
E quando a missão de humanos decide ir ao planeta infestado de aliens, em um futuro de alta tecnologia, não há um bendito rádio para informar que deu tudo errado?
O longa venceu o Oscar nas categorias Efeitos Especiais e Efeitos Sonoros. Justo. E recebeu indicações pata Atriz (Sigourney), Direção, Montagem, Trilha Sonora e Som. Perdeu tudo isso.
A comparação do segundo episódio com o original pode soar até injusta, pois o primeiro é um clássico. Mas não tem jeito: é uma continuação. E depois viriam o terceiro, o quarto, os confrontos com Predador… ladeira abaixo.
Aliens – O Resgate
CLASSIFICAÇÃO: ATÉ VALE O INGRESSO
Ficha técnica:
Direção: James Cameron
Produção: Gale Anne Hurd
Roteiro: James Cameron, David Giler e Walter Hill
Elenco: Sigourney Weaver, Carrie Henn, Michael Biehn, Lance Henriksen, Paul Reiser, Bill Paxton
William Hope, Jenette Goldstein, Al Matthews e Mark Rolston
Duração: 137 min.
Gênero: Ficção Científica
Ano: 1986