As Palavras

As Palavras

Rating

3 out of 5
Até vale o ingresso

Total

3
3 out of 5

Uma história dentro de outra história. Ambas se entrelaçam em certo ponto. E criam uma nova história. As Palavras é um filme complexo. Não que isso signifique que é ruim. Mas a característica não ajuda.

Tento explicar o roteiro: o escritor Clay Hammond visita uma universidade para leitura de um capítulo de seu último livro. Nele está a história de Rory Jansen, que sonha em lançar um livro, mas só encontra portas fechadas nas editoras. Conta com o apoio da esposa e até com a ajuda financeira do pai, mas começa a duvidar de seu talento para a escrita. Determinado dia, o cara encontra um manuscrito perdido e decide assumi-lo como se fosse seu.

Não está em discussão se a atitude do escritor é correta. Os fatos são expostos deixando para o espectador decidir. Há, sim, a demonstração de que o sucesso pode ter seu preço, e cabe a cada pessoa decidir seu caminho.

Dennis Quaid é o escritor que lê sua obra na universidade. Bradley Cooper é o personagem que surge no livro e estrela o filme. E Zoe Saldanha é a esposa dele. Os três cumprem seus papeis.

Os diretores e roteiristas Lee Sternthal e Brian Klugman escreveram As Palavras em 1999. Ambos eram amigos de Bradley Cooper e o convidaram para estrelar o longa, bem antes de ele estourar com Se Beber, Não Case, em 2009. Cooper aceitou o convite na época e manteve a palavra quando o filme enfim foi rodado, mais de uma década depois.

Jeremy Irons completa o time como um idoso que fará uma revelação para Rory Jansen, o escritor-charlatão. Com a barba mal feita e bem magro, Irons encarna uma figura angustiada. Também manda bem. É a partir de sua entrada em cena que o filme deixa a lentidão de lado e fica interessante.

Ao cruzar as histórias de Clay Hammond (que está lendo o livro na universidade) e Rory Jansen (seu personagem) o filme tem seu ponto alto. Mas há tantos cortes e idas e vindas que a coisa se complica. Afinal, em que ano estamos? Os dois vivem na mesma época? A ideia é boa, sem dúvida. Mas poderia ser melhor exibida na tela.

As peças se encaixam e no fim aparece alguma lógica. Pena que demore tanto.

As Palavras / The Words 


CLASSIFICAÇÃO: ATÉ VALE O INGRESSO 


Ficha técnica: 
Ano: 2012
Duração: 96 min.
Direção: Brian Klugman e Lee Sternthal
Roteiro: Brian Klugman e Lee Sternthal
Elenco: Bradley Cooper, Zoe Saldana, Dennis Quaid, Olivia Wilde, J.K. Simmons e Jeremy Irons
Gênero: Drama

Categorias: Drama
Tags: As Palavras

Sobre o Autor

Escreva um Comentário

Seu endereço de e-mail não será divulgado.
Campos obrigatórios*