Aura

Aura

Rating

3.5 out of 5
VALE (BEM) O INGRESSO

Total

3.5
3.5 out of 5

A caça por filmes de Ricardo Darín me levou a este Aura (também chamado de A Aura). De 2005, disponível na Netflix, é dirigido e roteirizado pelo também argentino Fabián Bielinsky, que estreou no cinema com o hoje cultuado Nove Rainhas (e Darín no elenco), em 2000 – fez tanto sucesso que foi refilmado nos Estados Unidos (como 171, em 2004). Aura é sua obra seguinte.

É um filme peculiar, difícil de encaixar em um um gênero cinematográfico. “Até para mim é difícil classificá-lo”, disse Bielinsky à época do lançamento, em reportagem da Folha de S. Paulo. “Há elementos de policial, mas estão colocados de forma estranha, dispersa, e o ritmo não é o habitual do gênero”, relatou.

A definição que mais agradava ao diretor é a de “policial anômalo”. É uma boa definição.

O protagonista, vivido por Darín, não tem nome. Ou melhor, seu nome não é citado. Com a omissão, Bielinsky quis criar um paralelo entre a situação do espectador – “pessoas que olham no escuro”- e a trajetória do personagem na trama. “Ele percorre a história sem deixar marcas, pegadas. Achei interessante que ele nunca dissesse seu nome e que ninguém o mencionasse.”

Este personagem é um taxidermista – profissão que, digamos, oculta a morte. Ele deixa Buenos Aires com um conhecido (não é amigo) para um fim de semana de caça. Após se hospedarem em uma cabana, saem para encontrar os animais. E aí a história ganha tom policial, com morte (humana) e uma série de acontecimentos com a administração da cabana.

Há ainda um ponto de destaque: o personagem tem epilepsia, o que o leva a crises. Ele denomina como “aura” o momento imediatamente anterior a uma crise, quando, segundo o que diz, percebe o mundo claramente a seu redor… como uma aura fora do corpo.

Na crítica argentina, “El Aura” teve mais adeptos do que vozes contrárias. Partilho da opinião. É um belo filme policial, mesmo que “anômalo”.

 

Aura / El Aura
CLASSIFICAÇÃO: VALE (BEM) O INGRESSO
Ficha técnica:
Direção: Fabián Bielinsky
Ano: 2005
Elenco: Ricardo Darín, Dolores Fonzi, Alejandro Awada, Walter Reyno, Nahuel Perez Biscayart e Pablo Cedrón
Gênero: Policial
Duração: 122 min.
Roteiro: Fabián Bielinsky

Tags: Aura

Sobre o Autor

Escreva um Comentário

Seu endereço de e-mail não será divulgado.
Campos obrigatórios*