Behind the Candelabra

Rating
Total
Behind the Candelabra não foi aceito por qualquer estúdio de Holywood. O motivo? A temática homossexual. Sorte da HBO, que bancou o projeto, dirigido por Steven Soderbergh e estrelado por Michael Douglas e Matt Damon.
Baseado no livro de memórias “Behind the Candelabra: My Life with Liberace”, de Scott Thorson, o filme para televisão narra o último período da vida do pianista norte-americano Liberace. Começa em 1977, quando ele é apresentado a Scott pelo amigo em comum Bob durante uma apresentação em Las Vegas. Inicia-se, então, o relacionamento amoroso entre Scott e Lee – como Liberace era chamado pelos íntimos.
Se de início parece que virá um longa de traições, armações e espertezas, logo se percebe que não. É um filme que vai leve até a parte final, quando o drama aparece.
Michael Douglas está demais! Ou é seu melhor papel ou está entre os melhores. Matt Damon mais uma vez acerta na dose. Dan Aykroyd e Rob Lowe completam o time de boas atuações. Aykroyd, aliás, está irreconhecível. Mérito da maquiagem, que da um show com ele, com Damon e especialmente com Douglas.
Há uma parte em que Liberace e Scott fazem cirurgias plásticas. É impressionante como rejuvenesceram na tela. Suspeito até de um efeito visual. Ficam perfeitos.
Soderbergh anunciou ser este seu último filme. Uma pena não mais tê-lo na direção.
A obra acaba sendo uma homenagem a Liberace (que tocava com pelo menos um candelabro – ou candelabra em inglês – no piano). Além da parte histórica, retratando sempre o pianista rico e famoso, não seu início, a relação intima é dissecada. E fica a imagem que que ele era boa pessoa, apesar de inquieto.
Behind the Candelabra
CLASSIFICAÇÃO: DUCA
Ficha técnica:
Ano: 2013
Duração: 118 minutos
Gênero: Drama
Direção: Steven Soderbergh
Roteiro: Richard LaGravenese, Scott Thorson (livro), Alex Thorleifson (livro)
Elenco: Michael Douglas, Matt Damon, Dan Aykroyd, Debbie Reynolds, Scott Bakula, Garrett M. Brown, Jane Morris, Rob Lowe, David Koechner, Cheyenne Jackson e Bruce Ramsay