Berlim: do Festival criado pelos EUA à paixão pelo cinema

Berlim: do Festival criado pelos EUA à paixão pelo cinema

O Festival internacional de Berlim, também conhecido como Berlinale, é um dos mais importantes prêmios de cinema do mundo. Foi criado em 1951 pelos Estados Unidos, que ocupavam parte da capital alemã após a Segunda Guerra Mundial. De lá para cá a cidade se tornou apaixonada pela sétima arte e hoje exibe uma mescla das mais modernas e das mais tradicionais salas do mundo.

O Festival ocorre em fevereiro, no Berlidamer Palast (na tradução, “palácio”) da Potsdamer Platz, onde estão tambem saltas ultra-modernas. Seu júri sempre enfatiza a avaliação de filmes representativos de todos os lugares do mundo, do antigo bloco de leste bem como dos países ocidentais. Os prêmios são chamados de Urso de Ouro (ao melhor do ano) e Urso de Prata (em diversas categorias e na escolha do júri, como segunda opção do ano), já que o animal é o símbolo de Berlim.

Mas esse não é o único festival de cinema da cidade. O Festival de Cinema Independente de Berlim também acontece em fevereiro no cinema de arte Babylon. Na primavera, o Xposed International Queer Film Festival exibe curta-metragens para fãs da temática gay. Em abril, o Achtung Berlin exibe filmes rodados na cidade ou arredores. Os fãs de filmes de fantasia comparecem ao Fantasy Filmfest, em agosto.

As salas modernas, como a Cinemaxx e a Cine Star, na Potsdamer Platz, dividem espaço com opções para atrair cinéfilos por dias. O set do clássico filme “Metropolis” está no estúdio mais antigo do mundo, o Babelsberg, fundado em 1912.


Outra grande atração é o prédio modernista Kino International, onde aconteciam todas as pré-estreias na época da antiga República Democrática Alemã.


Filmes legendados

A maior parte dos filmes exibidos em grandes complexos de cinema, é dublada, mas as salas menores exibem obras no idioma original com legenda em alemão ou inglês.

Brasil no Festival de Berlim
O Brasil ganhou seu primeiro Urso de Ouro do Festival Internacional de Berlim em 1998, com Central do Brasil, de Walter Salles. Na ocasião, Fernanda Montenegro também foi agraciada com o prêmio de melhor atriz. Em 2008, Tropa de Elite trouxe novamente a estatueta para o Brasil.

Categorias: Curiosidades

Sobre o Autor

Escreva um Comentário

Seu endereço de e-mail não será divulgado.
Campos obrigatórios*