Capitão Phillips
Rating
Total
É possível um filme de ação ser daqueles inesquecíveis, que estão na lista dos cinco melhores da gente? Sim, é possível, acredito. Ontem assisti a Capitão Phillips. Não está no meu “top 5”. Mas é um filmaço.
Estrelado por Tom Hanks, o longa sabe juntar duas características que marcam. (Mais) Uma estupenda interpretação do protagonista e um roteiro de tirar o fôlego. É incrível como Hanks é bom. Não entro nesta onda de dizer que Capitão Phillips é sua volta ao estrelado, à interpretação de categoria. Afinal, quando este homem deixou de ser bom? Eu não lembro.
Hanks está sendo cotado para novamente ganhar o Oscar de Melhor Ator (já levou por seus personagens em Philadelphia e Forrest Gump). Se vencer, será especialmente por sua última cena no filme. No restante ele manda super bem. Mas a última é de tirar lágrimas da plateia – e trata-se de um filme de ação!
O longa adapta A Captain’s Duty, livro escrito por Stephan Talty e pelo capitão Richard Phillips, que em 2009 teve o cargueiro que comandava, o Maersk Alabama, sequestrado por piratas da Somália. Tom Hanks interpreta Phillips. E Barkhad Abdi, um somali que jamais havia atuado, é o comandante dos piratas, Muse. Este é outro que impressiona. Apostaria minhas fichas em prêmios e mais prêmios para ele. Já está indicado ao Globo de Ouro. E ainda há Barkhad Abdirahman, outro somali do bando, muito bom.
O filme ressalta a desproporção. São apenas quatro somalis em um barquinho em péssimas condições a invadir um navio todo preparado contra pirataria. De um lado está Phillips e seu conhecimento técnico, do outro Muse, líder mambembe dos ladrões. Quando a marinha americana decide agir, aí é um mundo contra quatro subnutridos que precisam consumir uma folha que lhes garante a saciedade.
Mas isso não quer dizer que os bandidos viram mocinhos. Como diz Phillips a seu sequestrador-comandante, “você não é somente um pescador”.
Além das interpretações, as cenas são de nem piscar os olhos. Imagine um filme de resgate. Agora coloque tudo em alto mar, balançando a toda hora. Não para.
Paul Greengrass (os Bourne, o ótimo Vôo 93 e Zona Verde) é o diretor. Mostra como casar ação e interpretação.
Capitão Phillips / Captain Phillips
CLASSIFICAÇÃO: DUCA
Ficha técnica:
Ano: 2013
Duração: 134 min.
Gênero: Ação
Direção: Paul Greengrass
Roteiro: Billy Ray, baseado no livro de Richard Phillips e Stephan Talty
Elenco: Tom Hanks, Barkhad Abdi, Barkhad Abdirahman, Faysal Ahmed, Mahat M. Ali, Michael Chernus, Catherine Keener, David Warshofsky, Corey Johnson, Chris Mulkey, Yul Vazquez e Max Martini