Caros Camaradas – Trabalhadores em Luta!
Rating
Total
DISPONÍVEL NO TELECINE PLAY
“Caros Camaradas – Trabalhadores em Luta!” surpreende por ser uma produção russa que critica fortemente o comunismo. É isso mesmo. Foi o indicado do país ao Oscar 2021, mas não chegou entre os finalistas. Um absurdo, diga-se a verdade. É um baita filme.
Vencedor do prêmio especial do júri do Festival de Veneza do ano passado, o longa do diretor Andrei Konchalovsky relata um episódio real conhecido como o Massacre de Novocherkassk. Na antiga União Soviética, em 1962, 26 funcionários (números oficiais) da fábrica da cidade foram assassinados a tiros por oficiais da KGB. Eles apenas protestavam contra a redução de salários e a alta nos preços de produtos. Estavam, enfim, em greve.
O longa chega ao cinema brasileiro em 29 de julho, mas ganhou pré-estreia no Festival do Rio on-line, que o aplicativo Telecine acompanha com um filme diariamente.
O diretor russo já era um nome internacionalmente conhecido, com passagens por Hollywood com filmes como O Círculo do Poder, Expresso Para o Inferno e Tango & Cash, quando a tragédia, abafada por décadas pelo governo soviético, veio a público e começou a ser investigada, no início dos anos 1990.
Toda em preto e branco, a obra tem um estilo quase documental. O mais interessante é a escolha por contar a história sob o ponto de vista de Lyudmila (interpretada por Julia Vysotskaya), representante do Partido Comunista no governo local. Quando a greve ganha volume, ela é a primeira a pedir punição forte aos participantes, algo exemplar contra o que ela considera “baderneiros”.
Suas convicções são postas à prova diante dos desdobramentos da matança: por que o governo resolve esconder? Pior: sua filha Svetka (Yulia Burova), simpática à causa dos operários, desaparece no meio da confusão.
Segundo o diretor, Lyudmila é uma criação para representar o típico comunista soviético, puro em suas convicções. Como a maioria dos soviéticos da época, ela nasceu nos anos 1920, lutou na Segunda Guerra, tornou-se uma stalinista convicta. Ela realmente se vê sem chão quando percebe que seus ideais não condizem com a realidade comunista.
Um filme necessário. Uma aula da Rússia ao abordar um tema tão importante.
___________________________________________________________________
Caros Camaradas – Trabalhadores em Luta! / Dorogie tovarishchi!
CLASSIFICAÇÃO: DUCA
Ficha técnica:
Direção: Andrei Konchalovsky
Elenco: Yuliya Vysotskaya, Vladislav Komarov e Andrey Gusev
Ano: 2020
Duração: 121 min.
Gênero: Drama