Carros
Rating
Total
Nunca me “apeteceu” este Carros. Assim como bichos, não gosto de carros que falam, mesmo em uma animação. Mas depois de sair a continuação, percebi que eu estava ficando para trás. Assisti ao original, para daqui a pouco ver o segundo. E gostei.
Tudo começa com a final da Copa Pistão, a maior competição automobilistica do país. Três carros disputam o cobiçado troféu: Relâmpago McQueen, um corredor novato, O Rei, um respeitado veterano, e Chick Hicks, esnobe e maldoso. O trio empata na liderança do campeonato. Um nova corrida para desempate é marcada para uma semana depois, na Califórnia. Mas McQueen, o protagonista, se perde em uma pequena cidade da Rota 66, comete umas besteiras e é obrigado pela Justiça a fazer um serviço comunitário. Mas isso o faz correr o risco de perder a data da corrida final.
Com boas sacadas, o filme diverte. Imagino que deva ser melhor para os meninos, adultos ou não. Mas também deve agradar meninas.
Busquei algumas curiosidades na internet. O filme tem este ponto positivo: dezenas de referências a outros filmes da Pixar, especialmente Toy Story (clique aqui e confira o post sobre Toy Story 3) e Monstros S. A., do mesmo diretor de Carros, John Lasseter. Confira.
– Os créditos têm sequências de personagens da Pixar no formato “Carros”. Exemplos: Toy Car Story e Monsters Trucks S. A.
– O nome de Relâmpago McQueen é um tributo para Glenn McQueen, animador da Pixar que morreu em 2002.
– Quando os neons da Loja de Ramon são re-estabelecidos, lê-se “Ramones”, referencia à banda.
– O título provisório em 2001 era Rota 66, mas foi modificado para evitar confusão com a série de televisão dos anos 1960 com o mesmo título. Outro título provisório foi Os Carros.
– Relâmpago McQueen é equipado com pneus Lightyear Buzzard, paródia aos pneus Eagle, da Goodyear, e referência a Buzz Lightyear, de Toy Story.
– A Copa Pistão (Piston Cup) é uma referência a Winston Cup, antigo nome da principal divisão da Nascar (principal campeonato de corridas dos Estados Unidos).
– Alguns dos patrocinadores nos carros são referências a anteriores filmes da Pixar, como o “2319” visível em um carro. “23-19” era o código da Agência de Detecção de Crianças em Monstros S.A.. O próprio número de Relâmpago McQueen – 95 – é uma referência ao ano de lançamento de Toy Story.
– O logo do Flo’s Café V8 é similar ao utilizado pelo Ford 32 V8. Este logo de estilo retrô também aparece em alguns modelos da Ford Explorer.
– Rei é patrocinado pela Dinoco, a rede de postos de gasolina vista em Toy Story.
– Rei é uma óbvia referência ao Richard Petty, seu ator vocal. Richard Petty era conhecido como “O Rei” na Nascar e dirigia um Plymouth Superbird de número 43. No filme, Rei é um Plymouth Superbird número 43.
– Uma placa de trânsito indicando “Para I-40” pode ser observada em diversas cenas. Isto indica que a localização de Radiator Springs (a cidade que McQueen fica preso) é entre as cidades de Barstow, na Califórnia, e Oklahoma City, em Oklahoma. A cidadezinha foi inspirada em Amboy, na Califórnia, a apenas 32 km da Interestadual 40, em um trecho abandonado da Rota 66 na qual a I-40 não foi diretamente construída.
– Filmore, a Kombi interpretada por George Carlin, tem o número de placa “51237”, a data de nascimento de Carlin, 12/05/1937. Entre os adesivos que Filmore tem na traseira, há um com “Salvem a animação em 2D”, um pequeno “protesto” ao anúncio da Disney sobre o fim de longas metragens em formatos de animação tradicional.
– Aos 17min45seg do filme é possível ver os pássaros do curta Coisas de Pássaros, também da Pixar.
– O nome de Fillmore homenageia a casa de shows The Fillmore, local onde várias bandas hippies típicas dos anos 60 tocaram.
– Caminhão da Pizza Planet, fictícia pizzzaria de Toy Story, pode ser visto em uma das corridas da Copa Pistão. Mas não é apenas neste filme: em quase todos os filmes da Pixar (exceção a Os incriveis) pode ser visto este caminhão.
Carros/ Cars
CLASSIFICAÇÃO: VALE O INGRESSO
Ficha técnica:
Ano: 2006
Duração: 116 min.
Gênero: Animação
Direção: John Lasseter
Produção: Darla K. Anderson
Roteiro: Dan Fogelman, John Lasseter, Joe Ranft, Kiel Murray, Phil Lorin e Jorgen Klubien
aproveita e dá uma olhada nas colunas do filmes e games q estou postando… a mais recente é essa:
http://filmesegames.com.br/2011/tem-que-ver-isso-ai-%E2%80%93-dicas-bacanas-para-se-divertir-durante-a-semana-4/
Semana retrasada vi a trilogia estendida do Senhor dos Anéis em Blu-Ray. Mastodonticamente incrível!
É bacaninha, Marcelo. Melhor do que eu esperada. Mas minha expectativa era baixa mesmo.
Vi apenas o primeiro. Sempre me pareceu o filme mais fraco da Pixar, feito apenas pela fixação do Lasseter na Rota 66.