Conquista do Planeta dos Macacos

Conquista do Planeta dos Macacos

Rating

3.5 out of 5
VALE O INGRESSO

Total

3.5
3.5 out of 5

COnquistaConquista do Planeta dos Macacos é o quarto filme da série cinematográfica O Planeta dos Macacos. Mas é o segundo melhor de todos, atrás apenas do espetacular longa que originou a saga. Está anos-luz à frente das demais sequências, terríveis (clique aqui e confira: De Volta ao Planeta dos Macacos e Fuga do Planeta dos Macacos). E isso não significa que seja maravilhoso.

Dirigido por Jack Lee Thompson, que tem no currículo a direção de Charles Bronson em muitas obras (ok, isso lhe dá crédito), o longa tem o mérito de encerrar o clima de comédia de seu antecessor, Fuga do Planeta dos Macacos. E dá boas explicações sobre a intrincada história de guerra entre humanos e macacos.

César, filhos de Cornelius e Zira, sobreviveu por causa de Armando (Ricardo Montalban, o nome mais famoso do elenco), homem dono de um circo. Seus pais foram mortos após viagem do futuro. César é o único macaco da Terra a falar. Ao visitar o quartel-general dos humanos, ele enfrenta a verdade de que os macacos são escravos dos humanos.

Irritado ao ver um macaco tratado violentamente por policiais, César não se contém e brada de indignação. Armando, com a intenção de proteger o amigo, se entrega como responsável pelo ato, e é levado para interrogatório. Aí já se viu…

Fica evidente que os filmes número 3, 4 e 5 fazem parte de uma trilogia, pois são sequências no, digamos, passado. Este Conquista do Planeta dos Macacos se passa em 1991. Bem… claro que isso data o longa.

A pior falha do filme é não explicar por que diabos Armando e César vão ao QG humano. Mas ok. Ponto positivo para o didatismo do início, que lembra ao espectador os fatos importantes do passado.

Sabe-se, por exemplo, porque os macacos passaram de animais de estimação para escravos dos humanos. Aí entra a parte de vírus em cães e gatos, em 1973.

O clima de tensão está lá, a todo instante. E há falas épicas, como a do governador humanos, que indica que humanos e macacos têm no mesmo gene a maldade.

Para quem é muito fã de O Planeta dos Macacos, assistir é obrigatório. Mas saiba que nada se compara ao original.

 

Conquista do Planeta dos Macacos / Conquest of the Planet of the Apes

CLASSIFICAÇÃO: VALE O INGRESSO

Ficha técnica
Direção: Jack Lee Thompson
Ano: 1972
Duração: 88 min.
Elenco: Roddy McDowall, Don Murray, Ricardo Montalban, Hari Rhodes e Natalie Trundy
Gênero: Ficção Científica

Sobre o Autor

Escreva um Comentário

Seu endereço de e-mail não será divulgado.
Campos obrigatórios*