Corações Sujos

Corações Sujos

Rating

4 out of 5
Duca

Total

4
4 out of 5

Coracoes sujosEstá aí um ótimo exemplar do cinema brasileiro. Tecnicamente bom, com atores de alto calibre e uma história cativante. Tudo casa bem em Corações Sujos!

Baseado no livro homônimo de Fernando Morais – também ótimo! -, o filme adapta a história de uma “batalha” entre imigrantes japoneses no Estado de São Paulo logo após o fim da Segunda Guerra Mundial. Um grupo de japoneses se nega a acreditar que o País tenha sido derrotado e se rendido ao término do conflito. Afinal, jamais o Japão havia perdido uma guerra, e a derrota significaria que o imperador Hirohito não mais era a representação de Deus na Terra, um imortal. Esse grupo passa a combater os japoneses que são realistas e não fantasiam, os chamados (pelo outro grupo) Corações Sujos.

Nas páginas de Fernando Morais não há ficção. Mas o filme resolve juntar o acontecido em todo o território paulista no “mundo” de uma cidade pequena no interior. Não que se passe a ver uma história irreal na tela. Mas todo o acontecido é passado para o cotidiano de uma cidadezinha. No livro, Morais fala que os piores casos ocorreram em Tupã. Para mim, por isso, a cidade é Tupã.

O ator Tsuyoshi Ihara, de Cartas de Iwo Jima, é o protagonista, interpretando o fotógrafo Takahashi, que recebe a missão de matar os primeiros “traidores”, os Corações Sujos. A ele se juntam outros atores do Japão, como Eiji Okuda. De brasileiro em papel de destaque, só Eduardo Moscovis, como um delegado. O diretor Vicente procura fazer um filme fiel à cultura nipônica, com atores de lá e diálogos legendados. Essa aproximação é bem feita, pelo menos para o espectador brasileiro, ou para mim.

Adorei que os japoneses falem japonês e os brasileiros falem português. Parece tão óbvio, mas alguns diretores não pensam assim. O filme foi lançado no Japão e, segundo a direção, teve boa recepção.

A fotografia do filme não inventa, mas é bacana, assim como a iluminação. Mas o principal é que trata-se de um filme brasileiro que não é preciso grudar a orelha no televisor para decifrar o que estão falando.

Corações Sujos 


CLASSIFICAÇÃO: DUCA 


Ficha técnica: 
Ano: 2011
Duração: 107 min.
Gênero: Drama
Direção: Vicente Amorim
Roteiro: David França Mendes
Elenco: Tsuyoshi Ihara, Takako Tokiwa, Eiji Okuda, Kimiko Yo, Shun Sugata, Celine Fukumoto, Eduardo Moscovis, Issamu Yazaki e Ken Kaneko

Categorias: Drama

Sobre o Autor

Escreva um Comentário

Seu endereço de e-mail não será divulgado.
Campos obrigatórios*