Crepúsculo dos Deuses

Crepúsculo dos Deuses

Rating

4 out of 5
Duca

Total

4
4 out of 5

Escrever sobre um clássico dos clássicos pode não ser tarefa fácil. Crepúsculo dos Deuses é daqueles filmes adorados pela crítica, considerado histórico e marcante, sempre na lista dos “mais mais”. Contrariar tais avaliações requer, no mínimo, discordar de muita gente. Não será preciso. É um belo filme.

Com 11 indicações ao Oscar, Crepúsculo dos Deuses conta, sob o comando do diretor e roteirista Billy Wilder, a história do encontro entre o roteirista Joe Gillis (William Holden) e a atriz, antiga estrela do cinema mudo, Norma Desmond (Gloria Swanson). Quando Norma descobre a profissão de Joe, contrata-o para revisar o roteiro de Salomé, obra que supostamente marcará seu retorno ao sucesso.

O problema é que este filme é insuportável. Mas o bom pagamento de Norma faz com que Joe aceite a proposta de viver com ela e trabalhar para melhorá-lo. Não só isso: ele passa a conviver com estranhezas da atriz.

O melhor de Crepúsculo é a crítica a Holywood. Se ainda praticamente inexiste, imagine em 1950. Mas há outros pontos de destaque. O que mais me agrada é a “coincidência” entre vida real e personagens. Isso se identifica especialmente com Gloria Swanson, que, como a sua Norma, era também estrela do cinema mudo e já estava no avançar da idade (tinha 51 anos de idade, muito para o cinema de então).

Na sequência em que Norma joga cartas em sua mansão com um grupo de amigos, eles são representados por Buster Keaton, H. B. Warner e Anna Q. Nilsson, todos contemporâneos e companheiros de Gloria. O filme que é projetado pelo mordomo Max Von Mayerling é Minha Rainha, com Gloria Swanson atuando e Erich von Stroheim (o ator que interpreta o mordomo) dirigindo!

E o auge é quando ela se encontra com o diretor Cecil B. DeMille, interpretando ele mesmo, nos estúdios da Paramount. O cineasta não foi avisado do momento que Gloria chegaria (interpretando Norma). E flui todo um diálogo verdadeiro, confundindo personagens e artistas.

Mesmo com as 11 indicações ao Oscar, Crepúsculo só levou Roteiro, Música e Direção de Arte em Preto-e-Branco. Claro, não é pouco, mas merecia mais.

A quantidade de histórias, curiosidades e detalhes a respeito do filme é imensa. Mas, em vez de ler aqui, primeiro assista ao filme.



Crepúsculo dos Deuses / Sunset Boulevard


CLASSIFICAÇÃO: DUCA


Ficha técnica:
Ano: 1950
Direção: Billy Wilder
Roteiro: Billy Wilder
Elenco: William Holden, Gloria Swanson, Erich Von Stroheim, Buster Keaton e Cecil B. DeMille
Gênero: Drama
Duração: 110 min.

Categorias: Drama

Sobre o Autor

Escreva um Comentário

Seu endereço de e-mail não será divulgado.
Campos obrigatórios*