Curtindo a Vida Adoidado
Rating
Total
Ferris Bueler é rei! Não… não me venham com o papo de que há maior ícone dos anos 80. Ele é o cara. É o símbolo das comédias das crianças e adolescentes oitentistas. É o mestre da diversão.
Tá bom… os concorrentes são de peso. Lembro agora de Slot Chocolate, a garota de rosa shocking, Marty McFly, Daniel San, Geléia, Axel Foley, Gizmo e Chucky. Mas Ferris é o melhor. Se nenhum destes nomes te lembrou algo, das duas uma: ou você tem menos de 25 anos ou era um completo tonto há duas décadas.
Ferris Bueler é o astro de Curtindo a Vida Adoiado, ícone do cinema, lançado em 1986, que hoje é considerado cult. Toda a história do filme passa-se em Chicago. Ferris é um jovem aluno do último ano do Ensino Médio e pretende faltar às aulas naquele dia de sol. Assim, finge estar doente, enganando os pais, mas não conta com a “traição” da irmã Jeanie, que se revolta com seu sucesso.
Junto ao melhor amigo, o hipocondríaco Cameron, e à namorada, Sloane, Ferris começa a aprontar muito, o que inclui fazer-se passar pelo “Rei da Salsicha de Chicago”, visitar o Art Institute of Chicago, ir ao estádio de beisebol e ao Sears Tower e até a participar de uma parada alemã.
E aqui o filme tem seu auge: Ferris faz toda a parada dançar ao som de Twist and Shout, dos Beatles (clique e veja). Enquanto isso, os alunos do colégio, acreditando que Ferris esteja muito doente, iniciam uma campanha de arrecadação de fundos para comprarem-lhe um novo fígado.
Pesquisando para escrever esse texto, achei coisas muito legais – e esquisitas ao mesmo tempo. Quer quiser uma camiseta “Save Ferris” pode acessar aqui. “Save Ferris” foi a campanha que os alunos do colégio organizaram preocupados com sua “doença”. Os arttistas 22 anos depois estão nesse link.
Pode ser ignorância minha, mas não tinha idéia que o filme em inglês chama-se “Ferris Buller’s Day Off”. A música Twist And Shout voltou 20 anos após seu primeiro estouro (na Beatlemania) às paradas de sucesso nas rádios dos Estados Unidos devido à sua marcante cena no filme.
O seriado Ferris Bueller existiu. Durou um ano (1990/91). Charlie Sheen, que estouraria um ano depois com Platoon, faz o papel de um garoto que tem um caso com a irmã de Ferris. Para ficar com cara de bandido ele ficou 48 horas sem dormir. John Hughes, o diretor e roteirista, que morreu há poucos meses, fez também outros clássicos, como Clube dos Cinco, Mulher Nota 1000 e Gatinhas e Gatões, todos com o mesmo estilo de Curtindo.
Se um dia houver eleição do melhor filme da Sessão da Tarde, meu voto é de Curtindo a Vida Adoidado. Quem não viu, vá a uma locadora. Quem já viu, vá também. Sempre é bom um pouco de nostalgia.
Obs: para quem não reconheceu os nomes do segundo parágrafo, aí vai: Slot Chocolate (Goonies), a garota de rosa shocking (A Garota de Rosa Shocking), Marty McFly (De Volta para o Fuuturo), Daniel San (pelo amor de Deus!!!! Ok… Karatê Kid), Geléia (Os Caça-Fantasmas), Axel Foley (Um Tira da Pesada), Gizmo (Gremlins) e Chucky (O Brinquedo Assassino).
Ficha técnica
Curtindo a Vida Adoidado / Farris Bueler’s Day Off
CLASSIFICAÇÃO: ESPERE A SESSÃO DA TARDE (NÃO ESPERE A SESSÃO DA TARDE, VÁ VER LOGO!)
Gênero: Comédia
Duração: 109 min
Direção: John Hughes
Roteiro: John Hughes
Produção: John Hughes e Tom Jacobson
Música: Arthur Baker, Ira Newborn, John Robie e Yello
Elenco: Matthew Broderick, Alan Ruck, Mia Sara, Jeffrey Jones, Jennifer Grey e Charlie Sheen
Não conhecia, Marcelo. Fantasia…
Flávia, é verdade. merece Duca mesmo. Mas é que a Sessaõ da Tarde passa toda semana. Portanto, vale literalmente esperar a Sessão da Tarde. Aí não gasta.
Filme genial. Mas conhecem a teoria de que o filme inteiro na verdade é uma fantasia do Cameron?
Cuidado, contém SPOILERS de Clube da Luta
http://www.thefrisky.com/post/246-what-if-ferris-buellers-day-off-had-a-fight-club-plot/
http://www.cracked.com/article/18367_6-insane-fan-theories-that-actually-make-great-movies-better/
http://metatalk.metafilter.com/17671/Bueller#641748
Bueller…. Bueller… Bueller…
Só vi agora esta injustiça que vc cometeu! Espere até a sessão da tarde é uma classificação totalmente errada pro Curtindo a Vida Adoidado. É verdade que passa toda semana, mas o filme merece Duca, sem sobra de dúvidas…
Flavia, eh mesmo!!! Nem havia notado que era ela!!!
Tenho menos de 25 anos, mas o único nome que não reconheci foi Axel Foley… até que tô bem! Só não conheço o Mussum!
Ah, vale lembrar que a irmã do Ferris fez Dirty Dancing no ano seguinte, ainda feia!
Oi, Ale. Falha minha não saber o nome original. Que vergonha!!!rs
O tempo realmente não foi amigo deles. A única que gostei foi a irmã do Ferris. Ela era bem feinha. E, apesar da cara de brava, ficou bem!!! Agora, o resto…
Eles nunca mais fizeram grandes filmes…algfuns sobrevivem, mas a maioria só faz papel secundário, né?
Oi Danilo! Ferris Bueller sim é o meu ídolo de adolescência, é melhor que todos esses que vc citou com certeza! John Hughes foi o melhor diretor de filmes para adolescentes de todos os tempos, toda a filmografia é indicada! Agora, fiquei besta com os atores atualmente (alguns), principalmente a irma do Ferris e a Sloane! Afe!
Agora, nao saber que o nome do filme no origina é Ferris Bueller´s Day Off foi mal hein! 🙂
Outro dia vi um filme ( I love you Betty Cooper) em que o Cameron aparece fazendo papel de pai; me lembrou o Curtindo… porque, naquele, ele faz papel de um carinha super controlado pelo pai, e neste, ele faz um pai completamente diferente. Fiquei pensando no Cameron um montao… abraços