Curvas da Vida
Rating
Total
“Clint Eastwood no comando”, pensei eu, “só pode resultar em filme bom”. E lá fui sedento para assistir a Curvas da Vida. Clint aparece em seu papel preferido, de homem durão e rabugento. Há ainda Amy Adams e Justin Timberlake, dois que me agradam na tela. Não poderia estar enganado! Mas estava.
Que filme clichê! Mesmo com um poderoso trio de atores o longa faz o espectador sofrer cena após cena. E olha que eles mandam bem!
Francamente, Randy Brown é o culpado. Ele é o roteirista (Clint também tem sua parcela, pois é um dos produtores, ao lado de Robert Lorenz, que dirige o longa de maneira protocolar). A história é um contraponto ao ótimo O Homem que Mudou o Jogo, estrelado por Brad Pitt.
Clint Eastwood é Gus Lobel, um olheiro veterano do Atlanta Braves que confia apenas em sua experiência para optar por jogadores novatos, desprezando a interação com computadores e “interweb” (como ele chama a internet). É formado, então, o cenário para que seja exaltado o clássico em detrimento do moderno, o inverso do longa com Pitt (baseado em uma história real).
Aí vêm os clichês. Amy Adams é a filha de Gus Lobel, advogada de sucesso que tem de optar entre a felicidade e o trabalho. Brigas, discussões de relação e até um passado tortuoso. A tentativa de drama mela cueca está presente. E Timberlake é um ex-jogador – solteiro, deve-se frisar, e amigo de Gus – que vira olheiro para o Boston Redsox: love is in the air.
Tem ainda o rapaz pobre, vendedor de amendoim, com o braço forte. E o rebatedor juvenil sucesso, que se acha o rei da cocada preta. Que dúvida sobre o que acontecerá!
John Goodman também está no longa. E é engolido pelo mar de clichês: interpreta o chefe do personagem de Clint, o cara que o banca no time, em disputa com o chefe moderninho de outro olheiro. Meu Deus!
Que pena que uma história que começa bem tropeça tanto no dramalhão romanceado. É claro que os dois lados da moeda têm seu valor: tanto a modernidade quanto a experiência contribuem para a escolha de novos talentos. Mas O Homem que Mudou o Jogo tem duas vantagens: é fato que sua história existiu e mesmo assim não há crítica ao uso do feeling dos olheiros. A modernidade supera a experiência no filme com Pitt, mas nem por isso sentar num banco e olhar um jogo de adolescentes por horas a fio deixa de ser uma atitude enriquecedora.
Curvas da Vida / Trouble with Curves
CLASSIFICAÇÃO: ESPERE A SESSÃO DA TARDE
Ficha técnica:
Roteiro: Randy Brown
Ano: 2012
Duração: 111 min.
Direção: Robert Lorenz
Elenco: Clint Eastwood, Amy Adams, Justin Timberlake, John Goodman, Matthew Lillard e Robert Patrick
Gênero: Drama