Depois da Terra
Rating
Total
Coitado do filho do Will Smith. Seu pai resolveu que era hora de o menino explodir na carreira de ator. E fez um filme somente para o pimpolho. Ele até havia mandado bem no longa Em Busca da Felicidade, mas na releitura de Karatê Kid já mostrou não ser dos melhores atores. Neste Depois da Terra ele está péssimo.
É impressionante como Jaden Smith só faz cara de choro, o tempo todo. Deve ser, na verdade, por causa da qualidade do filme. Que filme fraco!
Vamos à história: 1000 anos antes, um cataclisma tornou a Terra um lugar hostil e forçou os humanos a se abrigarem no planeta Nova Prime. O herói local é o general Cypher Raige (Will Smith), que conseguiu encontrar uma forma de não ser identificado por alienígenas. Para enturmar com o filho, que pouco vê, Cypher leva o rebento a um passeio de nave espacial, a caminho de um treinamento. Uma chuva de asteroides faz com que a nave caia… na Terra. O pai corre risco de morte e o adolescente precisa cruzar 100 quilômetros cheios de perigos para se comunicar com os humanos, mandando sinal de resgate.
Várias falhas no roteiro: como uma época tão avançada, com armas e meios de transporte impensáveis, não tem um identificar de asteroides nave espacial? E ninguém da base da “Nasa do futuro” percebe que a nave se espatifou na Terra? Quando finalmente o “filho do homem” chega nos 100 km distantes, a conexão pifa? Aí não dá!
Além do roteiro mambembe (de Gary Whitta), a qualidade técnica deixa a desejar. A nave que se destroça na Terra parece uma arraia – poderia ser pensado um formato inovador. As paredes são de plástico. Tem até bambu nas espaçonaves. E um alien que odeia humanos é igualzinho ao Predador.
Nem vou me estender no comentário sobre o diretor do filme, M. Night Shyamalan, que pela primeira vez dirigiu algo que não roteirizou. A decepção com ele só cresce, se isso ainda for possível.
Depois da Terra / After Earth
CLASSIFICAÇÃO: ESPERE A SESSÃO DA TARDE (E OLHE LÁ)
Ficha técnica:
Ano: 2013
Duração: 100 min.
Direção: M. Night Shyamalan
Elenco: Jaden Smith, Will Smith e Sophie Okonedo
Gênero: Ficção científica