Distrito 9
Rating
Total
Filmaço. Está aí uma bela obra. Tudo bem, tem gente que vai odiar, mas eu adorei Distrito 9. Tem um novo formato, uma história bacana (para quem gosta de ficção) e muita ação e suspense.
Em formato de documentário (aí está toda a graça do filme), a história começa com uma gigantesca nave espacial que estaciona no céu de Johanesburgo, na África do Sul. Por três anos ninguém se mete com a nave. Mas passado este tempo os humanos resolvem invadi-la. E lá descobrem alienígenas em petição de miséria. Milhares são trazidos para baixo e segregados no Distrito 9. Passados mais 17 anos, os humanos resolvem tirar os aliens do Distrito 9 e colocá-los em um gueto.
Toda a trama não acontece em Nova York, Chicago ou Londres. É em Johanesburgo, o que já dá um toque especial ao filme. Por ser em formato de documentário, a história ganha toques realistas impensados. Na verdade o espectador começa a se perguntar: “e se isso realmente acontecer?”.
Claro que a escolha da África do Sul como ambiente relaciona o filme ao Apartheid. E essa conexão é muito bem feita.
Com atores sul-africanos, só gente nova, as atuações nada perdem aos melhores filmes do gênero. Ah, claro, um “pequeno detalhe”. Peter Jackson, de O Senhor dos Anéis, é o produtor. O homem é fera. A direção é do estreante Neill Blomkamp, que apresentou a ideia a Jackson, que a bancou.
Indicado ao Oscar de melhor filme, roteiro adaptado, edição e efeitos especiais, Distrito 9 genial. Está aí um novo Cult, um clássico.
Distrito 9 / District 9
CLASSIFICAÇÃO: PARE TUDO E VÁ VER!
Ficha técnica
Direção: Neill Blomkamp
Elenco: Sharlto Copley, Jason Cope , Nathalie Boltt , Sylvaine Strike , Elizabeth Mkandawie
Duração: 112 min
Gênero: Ficção Científica
Música: Clinton Shorter
Fotografia:Trent Opaloch
Direção de arte: Emilia Rioux
Edição: Julian Clarke
Roteiro: Neill Blomkamp e Terri Tatchell
Renata, também tenho resistência a filmes com alienígenas (se bem que gostei de alguns dos filmes da sequência de Alien e amei ET), mas neste filme o ponto central não são eles, nem tudo que está por trás da vida em outro planeta. E isso é o mais legal do filme! Isso é só um trampolim para explorar algo muito humano. Vale a pena conferir!
Tenta esse. Você vai gostar!!! Pode acreditar
Medo, pânico, pavor de filmes com alienígenas.
Não sabia destes pontos, Marcelo. Bem legais.
Ainda não vi Esquadrão Classe A. Não sabia que o Sharlto Copley participa. Vou ver. Está na minha lista…
Filmaço!
Apenas 3 adendos:
1) Distrito 9 é uma ampliação do curta do Blomkamp, Alive in Jo´Burg
2) Mais q o Apartheid, o filme é uma metáfora para a situação atual dos nigerianos na África do Sul
3) O Sharlto Copley faz o papel do "Cachorro Louco" Murdock no filme do Esquadrão Classe A e rouba todas as cenas em que está