Ela

Ela

Rating

4 out of 5
Duca

Total

4
4 out of 5

Spike Jonze dirigiu Quero Ser John Malkowich e Onde Vivem os Monstros. O primeiro é ótimo. O segundo, meia-boca. Agora ele acerta de novo com Ela, um belo filme.

Ela recebeu cinco indicações ao Oscar 2014 – Filme, Roteiro Original, Trilha Sonora, Canção Original (The Moon Song, de Karen O) e Design de Produção. Levou Roteiro Original. Mas deveria ter Joaquin Phoenix, com seu bigode e óculos com armações fortes, pelo menos indicado. O filme é todo ele… e a voz sensual de Scarlett Johansson.

O roteiro de Jonze foca em Theodore (Phoenix), um escritor de cartas de amor em um futuro não identificado. Ele acaba de se separar daquela que julgava ser a mulher de sua vida (interpretada por Rooney Mara). E está deprimido.

Mas a sutileza é a aposta do filme. Theodore está numa má fase, mas não se descabela, nem reclama. Só trabalha, joga videogame e compra traquitanas tecnológicas. Até que se interessa por um processador de inteligência artificial que interage com o comprador.

O tal programa se dá o nome de Samantha e surge com a voz de Scarlett Johansson, sussurrando palavras no ouvido de seu dono (já que ele a liga em tudo o que é aparelho móvel). Bastam algumas atualizações para que Theodore volte a sorrir, apaixonado. Ainda há em cena a vizinha de Theodore (Amy Adams, quase irreconhecível), que também não está em seus melhores dias.

O roteiro vai abordando aos poucos a fragilidade de relacionamentos e a necessidade de atenção dos humanos. Não só Theodore… muita gente passa a interagir com a novidade, que realmente é apaixonante. Mas são máquinas! E há futuro num relacionamento entre humano e máquina?

Não se sabe sobre a cidade, o país, o ano, o planeta. Letreiros aparecem em inglês e japonês, uma baita sacada de Jonze. Como mostra o filme, relações são relações em qualquer lugar e tempo e entre quaisquer formas pensantes, mesmo que uma delas seja artificial.

Ela / Her 


CLASSIFICAÇÃO: DUCA


Ficha técnica: 
Direção: Spike Jonze
Ano: 2013
Duração: 126 min.
Gênero: Romance
Roteiro: Spike Jonze
Elenco: Joaquin Phoenix, Scarlett Johansson, Rooney Mara e Amy Adams.

Categorias: Romance
Tags: Ela

Sobre o Autor

Escreva um Comentário

Seu endereço de e-mail não será divulgado.
Campos obrigatórios*