Rating
Total
DISPONÍVEL NO NOW
Emma é uma das mais conhecidas e reconhecidas obras de Jane Austen. Na literatura e no cinema. Somente nos anos 1990 foram produzidos três longas-metragens a partir do romance. Uma série de televisão foi levada ao ar na Grã-Bretanha em 2009. Por quê e como, então, haver um novo filme? Autumn de Wilde, a diretora que tocou o desafio, responde: “uma grande história é uma grande história. Meu objetivo nunca foi modernizar, e sim humanizar.”
Ela conseguiu.
Logo de início se percebe um tom diferente no filme. Quando o vemos pela primeira vez, o personagem Knightley está nu, sendo vestido por um empregado. Posteriormente, Emma Woodhouse, a protagonista, esquenta a bunda perto de uma lareira. Estão aí duas bases do filme: a imperfeição dos personagens e a comédia.
Bonita, inteligente e rica, Emma é um tanto arrogante. Ao perder a governanta e melhor amiga, que se casou, resolve se meter na vida dos outros. Na vida da outra, especificamente. Harriet, uma estudante vizinha, passa a ser sua protegida. Sem se dar conta, Emma afeta diretamente a vida de Harriet com suas boas intenções… boas, porém arrogantes.
Anya Taylor-Joy, que estourou em 2020 com a série O Gambito da Rainha, interpreta Emma. Vai bem, já que as características boas e ruins de sua personagem surgem aos poucos, com discrição.
Os outros personagens aparecem em tela ao estilo Jane Austen. São primeiro anunciados em conversas, criando expectativa por eles, para depois, um a um, surgir em carne e osso, melhores ou piores.
Se a imperfeição dos personagens é um ganho a Emma, a segunda característica da obra deixa a desejar. A comédia é dúbia, jamais assumida. Fica a expectativa de quando um irá jogar uma torta na cara do outro. Há para o espectador a dúvida de ser um drama ou uma comédia. E isso prejudica. Se a diretora Autumn obteve sucesso ao mostrar falhas de Emma, perdeu pontos ao não perceber a tempo esse problema de seu filme.
Isso tira o mérito da obra? Não. Porém, sim, atrapalha.
_____________________________________________________________________________
Emma
CLASSIFICAÇÃO: ATÉ VALE O INGRESSO
Ficha técnica:
Direção: Autumn de Wilde
Elenco: Anya Taylor-Joy , Bill Nighy e Johnny Flynn,
Ano: 2020
Duração: 124 min.
Gênero: Comédia
Roteiro: Eleanor Catton