Papillon

Papillon

Rating

5 out of 5
Pare tudo e vá ver!

Total

5
5 out of 5

Esse é de 1973, mas vi há pouco. Papillon se passa nos anos 1930, contando a história verídica de Henri Charrière (Steve McQueen), conhecido pelo apelido Papillon por ter tatuada no peito uma grande borboleta (que, em francês, é “papillon”). Na prisão conhece Louis Dega (Dustin Hoffman), um famoso falsário de quem se torna amigo. Papillon torna-se obcecado em planejar fugas, com Dega, muitas das quais falham. Em uma delas – que dá origem a uma das melhores sequências do filme – eles conseguem chegar a uma colônia de hansenianos e depois a uma tribo de índios caribenhos.

O filme, baseado no livro homônimo escrito pelo próprio Papillon, se passa praticamente inteiro na Guiana Francesa, especialmente na Ilha do Diabo, um purgatório onde homens pagam por seus crimes sofrendo as maiores degradações e brutalidades.

Não se engane. Não é um filme de prisão. É “o” filme de prisão. Mas não tem violência, nem brigas. Tem, sim, a saga dos dois amigos, interpretados por ótimos atores ainda bem novos. Eles cativam, muito, o espectador. E as cenas na Guiana Francesa são surreais, muito boas, dando a nítida impressão que são sem atores, com gente que realmente vivia no país.

Vale ver as cenas na ilha de hansenianos e ver como realmente era o isolamento de então de pessoas com a doença. O fim… não percam, é sensacional.

Na época, o filme, originário dos Estados Unidos, foi difícil de ser finalizado. Custou muito, especialmente pelas dificuldades de filmagem. Steve McQueen, já um astro, cobrou bem – e Dustin Hoffman foi atrás. Mas tornou-se um clássico do melhor do cinema.

Importante: o livro escandalizou a França e fez com que o governo daquele país parasse de enviar prisioneiros para a colônia, culminando com o fechamento do presídio na Guiana Francesa em 1953.

Obs: na pesquisa para escrever esse texto, encontrei o site http://www.overmundo.com.br/overblog/o-verdadeiro-papillon-viveu-e-morreu, que, com péssimo óbvio título, aponta que o livro, em em consequencia o filme, é uma farsa. E que o verdadeiro Pappilon foi enterrado no Brasil. Isso é o que diz o fotojornalista Platão Arantes, que escreveu dois livros sobre o assunto. Será?

Ficha técnica

Papillon / Papillon

CLASSIFICAÇÃO: PARE TUDO E VÁ VER

Direção: Franklin J. Schaffner
Gênero: Aventura/ Drama
Duração: 150 min.
Elenco: Dustin Hoffman, Anthony Zerbe, Steve McQueen, Don Gordon, Val Avery e Victor Jory

Categorias: Aventura, Drama
Tags: Papillon

Sobre o Autor

Comentários

  1. Dani Sampaio
    Dani Sampaio 5 fevereiro, 2011, 17:26

    Oi gente…
    Tô passeando aqui pelos posts mais antigos do blog, e não podia deixar de comentar que este foi um dos melhores livros que já li na vida. Recomendo muito. O filme, como é de se esperar geralmente, fica atrás.

  2. Maria Luiza
    Maria Luiza 24 agosto, 2010, 01:50

    E pensar que assisti no cinema! Não lembro bem o ano da estréia no Brasil mas eu tinha uns 13 ou 14 anos (mas passava por 18)e não saia dos cinemas. Bons tempos…

Escreva um Comentário

Seu endereço de e-mail não será divulgado.
Campos obrigatórios*