Exit Through the Gift Shop

Rating
Total
“Não concordo com o conceito de cerimônias de premiação, mas posso abrir uma exceção às quais eu sou indicado”. A declaração do artista gráfico Banksy foi escrita logo após seu filme, Exit Through the Gift Shop, receber indicação a Melhor Documentário no Oscar 2011. É este sarcasmo que está presente em todo o filme.
O grafiteiro, que nunca revelou sua verdadeira identidade, é sucesso na Europa e nos Estados Unidos. Por aqui também já tem fãs, como a Marcele, que me indicou o filme. É cultuado como artista e como mito. Ninguém sabe quem realmente ele é, se é uma pessoa apenas ou um coletivo de artistas centralizado em uma figura, se é alto, baixo, branco, negro, careca, gordo ou magro. O que se sabe é que suas obras estão cada vez mais famosas, com preços estratosféricos e disputadas “a tapa”.
No filme, Banksy aparece escondido em sombras e tem sua voz distorcida. Mas não… o filme não é sobre ele. Ou será que é? Bem, oficialmente a obra retrata o ambiente de artistas de rua pelo mundo, pela visão de um cara chamado Thierry Guetta, também conhecido como Mr. Brainwash. Guetta começa com a intenção de fazer um documentário sobre arte de rua, com Banksy como protagonista, mas o projeto descamba e ele decide também virar grafiteiro (momento em que vira Mr. Brainwash).
O roteiro é muito bem levado e o filme passa rapidinho. Não é somente uma homenagem aos grafiteiros. Aponta também como a avaliação de arte é volátil: até uma porcaria feita de qualquer jeito pode receber centenas de milhares de dólares.
No fim fica aquela sensação de dúvida. Até hoje ninguém sabe se Thierry Guetta realmente existe, se é uma fabricação apenas para o filme ou se é Banksy na pele de um personagem.
Se ninguém sabe, a não ser Banksy e seus amigos, eu também não. O que sei é que o filme cativa, é uma boa opção para conhecer o mundo do grafite e deixa o espectador pensativo. E isso é ótimo.
Exit Through the Gift Shop
CLASSIFICAÇÃO: DUCA
Ficha técnica:
Gênero: Documentário
Duração: 87 min.
Direção: Banksy
Elenco: Thierry Guetta, Banksy, Shepard Fairey, Rhys Ifans e Space Invader
Bom filme, bem divertido. Até q ponto é um documentário é q fica a questão. Às vezes lembra Spinal Tap
Sou fã do Bansky e acho bem capaz a sua teoria ser verdadeira..Vou conferir!