Homem de Ferro 3

Homem de Ferro 3

Rating

3.5 out of 5
Vale o ingresso

Total

3.5
3.5 out of 5

Posso estar contra a maré, mas jamais achei Homem de Ferro um baita filme. O primeiro já me deixou a impressão de ser mais ou menos. O segundo pareceu-me inverossímil demais – além do tolerável. Já Homem de Ferro 3 começa bem e tem boas cenas. Acredito até que é melhor que os outros dois. Mas isso não é grande coisa.

Ficou claro para mim que Os Vingadores fez bem à série Homem de Ferro. O que aparece de mais legal no filme são as citações ao grupo de super-heróis que protagonizou um baita longa em 2012. Há pessoas perguntando o que ocorreu em Nova York e até Thor é citado. No fim, após os créditos, Bruce banner (o Hulk), que saiu das trevas com Os Vingadores, surge em uma conversa com Tony Stark.

Aliás, muito se escreveu sobre este terceiro filme dizendo se tratar na verdade de uma obra sobre o bilionário Stark. Não achei. Claro que a vida pessoal dele aparece bastante, mas há inúmeras cenas de destruição, com Homem de Ferro a toda.

A primeira cena do gênero é impactante. A casa de Stark é destruída por mísseis e tiros de helicópteros. Vai parte por parte pelos ares, com fogo, explosões e tudo que é possível. A ação é garantida no filme. Mas da metade para frente a “viagem” do roteiro é fortificada. É tão surreal o fim que a graça escapa pelo ralo. Há uma cena que 13 pessoas caem do Força Aérea 1, o avião do presidente dos Estados unidos. E o super-herói consegue que, em queda, uma pessoa ajude a outra. Todos salvos! Demais pro meu gosto.

Que a Marvel encheu os cofres de dinheiro, isso não há dúvida. Ainda mais depois de perceber que a Oracle é citada e aparece em merchandising. Não só ela: Texaco só falta estar na roupa do Homem de Ferro.

Detalhe importante: Jon Favreau, que pilotou os dois primeiros filmes, abandonou Homem de Ferro 3 em dezembro de 2010 sem definir bem a verdadeira razão. Na época, ficou claro o descontentamento com relação ao futuro do personagem e em relação ao salário recebido. Shane Black foi contratado para comandar o longa em fevereiro de 2011. Apesar da saída da direção, Favreau aparece no filme interpretando mais uma vez o personagem Happy Hogan.

Segundo o produtor Kevin Feige, o vilão Mandarim (interpretado por Ben Kingsley) foi inspirado no coronel Kurtz, personagem interpretado por Marlon Brando em Apocalypse Now. Não… não fale isso, produtor!

Homem de Ferro 3 / Iron Man 3 


CLASSIFICAÇÃO: VALE O INGRESSO


Ficha técnica:
Direção: Shane Black
Elenco: Robert Downey Jr., Gwyneth Paltrow, Don Cheadle, Ben Kingsley, Guy Pearce, Jon Favreau, James Badge Dale e Rebecca Hall
Gênero: Aventura
Duração: 130 min.
Ano: 2013

Categorias: Aventura

Sobre o Autor

Escreva um Comentário

Seu endereço de e-mail não será divulgado.
Campos obrigatórios*