A Ilha de Bergman

A Ilha de Bergman

Rating

3.5 out of 5
Vale o ingresso

Total

3.5
3.5 out of 5

Para ver A Ilha de Bergman você precisa estar bem disposto. De 2006, é um documentário lento, devagar como um senhor de 88 anos. Ingmar Bergman pela primeira vez fala para a diretora Marie Nyreröd e para o mundo sobre as suas obras e seu estilo de vida, na Ilha de Faro, na costa da Suécia, onde faleceu alguns anos depois.

Para todos aqueles que são fãs de sua obra é um prato cheio. Ele está bem intímo com a camêra e cheio de histórias pra contar sobre seus mais de 60 anos dedicados ao cinema, teatro e TV. Há análises feitas por ele e pela diretora Marie e raras cenas de bastidores das épocas de gravação.

Para aqueles que gostam de história do cinema também vale. Além de considerado um mito, Bergman nos conta sobre o início da sétima arte, como por exemplo a cena em que literalmente acende com velas um cinematógrafo que usou em seus primeiros filmes e roda, em uma parede branca, um filme de Charles Chaplin.

Ao meu ver Bergman usa muito de si em seus filmes. Cenas que viveu são encaixadas em suas obras, e ele é aquele tipo de pessoa excêntrica por natureza. Talvez por sua criãção rígida, trabalha bastante sua relação com a religião, morte e solidão. Para Bergman o cinema é uma arte.

Sobre suas obras em acho difícil analisar, talvez porque eu não entendo e só comento. Mas são obras antigas que trabalham com todo um contexto. Enfim, outros 500. Aqui você pode conferir algumas obras: PortoO Sétimo SeloUm Barco para a Índia e Morangos Silvestres.

CLASSIFICAÇÃO: VALE O INGRESSO

Título original: Ingmar Bergman – 3 dokumentärer om film, teater, Fårö och livet av Marie Nyreröd
Direção: Marie Nyreröd
Gênero: Documentário
Origem: Suécia
Duração: 174 min.
Ano: 2006

Categorias: Documentário

Sobre o Autor

Comentários

  1. Renata Rogatto
    Renata Rogatto 2 maio, 2011, 19:06

    Eu também nunca assisti, mas gostei da maneira analítica de Marina.

  2. Flavia Braz
    Flavia Braz 2 maio, 2011, 16:19

    Bom, preciso admitir minha falha grave. Nunca assisti nada de Bergman. Preguiça mesmo. Mas vou começar com Morangos Silvestres. Documentário é um dos meus gêneros favoritos. Valeu a dica Má.

  3. Danilo Vicente
    Danilo Vicente 2 maio, 2011, 15:37

    Bergman é um ícone do cinema. Mas não sou fã dele. Estes 4 filmes no post da Marina dão uma ideia de como não gostei. O melhor deles, Morangos Silvestres, "vale o ingresso". Mas documentário é sempre bom. Ainda mais de uma figura importante como ele.

Escreva um Comentário

Seu endereço de e-mail não será divulgado.
Campos obrigatórios*